Estudante brasileiro consegue fabricar papel com espada-de-são-jorge » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Estudante brasileiro consegue fabricar papel com espada-de-são-jorge


4 de setembro de 2023

Fotos: Divulgação

Um estudante brasileiro conseguiu fazer um papel sustentável usando a fibra da planta espada-de-são-jorge. O papel biodegradável reúne várias vantagens: o aproveitando de uma planta nacional, a sustentabilidade e o possível preço acessível de mercado – por enquanto não há um valor fechado para o produto. Os resultados são surpreendentes!

Nicolas Moreira, de 16 anos, divide seu tempo entre as aulas do Colégio Estadual da Bahia, no 2° ano, e atividades no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador. No CJCC, o estudante participou da oficina “Sementas da Bahia”, ministrada pela professora Laísa Brandão, onde desenvolveu o projeto.

O sucesso foi tão grande que Nicolas, que sonha em ser biólogo, e a professora Laísa foram convidados para a 75° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, no Paraná.

Fabricação

De acordo com Nicolas, a fabricação do projeto é fácil e tem cinco etapas: Coleta das folhas, trituração, molde e impressão.

O estudante, para desenvolver o papel a partir da espada-de-são-jorge, primeiro procura folhas boas da planta.

Depois, ele as tritura em um liquidificador com duas medidas de água para cada uma delas.

“A fibra dessa planta, juntamente com água, permite a produção de papel totalmente natural e resistente, utilizando equipamentos simples como liquidificador e tela de serigrafia”, explicou o garoto.

A mistura é depositada em um molde de impressão manual de telas e moldado em forma de uma folha de ofício A6. Simples e rápido!

Sustentável

Além de contribuir para o meio ambiente, o preparo do papel não gasta muito.

“É uma produção sustentável em todos os aspectos, desde a produção que não gasta muito, até o cultivo e a manufatura que podem ser feitos até na cozinha de casa”, disse Nicolas.

O jovem inventor que agora entende mais se o papel desenvolvido pode ser comercializado em escala comercial. “A ideia é fazer cadernos e livros mais sustentáveis”, disse.

Vantagens

Além da espada-de-são-jorge ser uma planta que se reproduz facilmente, resistindo a climas quentes, áridos e longos períodos sem água, ela também tem outras vantagens.

Laísa explicou que, quando comparado ao papel convencional, comumente fabricado com madeira de eucalipto, o papel de fibra de São Jorge pode ajudar até mesmo na recuperação do meio ambiente.

Quando plantada, a espada-de-são-jorge pode recuperar o solo degradado por eucaliptos, por exemplo.

Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC)

Todo o trabalho foi desenvolvido no Centro Juvenil de Salvador, um centro focado em atividades extra-curriculares.

Foi lá que a ideia de Nicolas foi abraçada por Laísa.

“Isso nos mostra como é importante investir em espaços como o Centro Juvenil, para detectarmos essas pérolas e dar suporte para que elas se desenvolvam profissionalmente e como pessoas”, disse Laísa ressaltando a importância do Centro.

Nascido em Feira de Santana, mas criado em Salvador, Nicolas procurou o local movido pela paixão pelo cultivo de plantas. Agora, o garoto que sonha em ser biólogo, quer se dedicar à pesquisa.

“Ainda estou avaliando para que área da biologia eu vou, mas, sem dúvidas, será para me dedicar à ciência e à pesquisa para fazer a diferença na vida das pessoas”, disse.

**Só Notícia Boa

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


PL declara utilidade pública a Associação Futuro Craque

Na noite de ontem foi aprovado em segunda discussão, em unanimidade, na Câmara de Vereadores de União da Vitória o Projeto de Lei 10/2024, que declara de utilidade pública a Associação Esportiva Futuro Craque. O Projeto é de autoria do Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB), nome conhecido não só como incentivador do esporte […]

IAT apresenta ao setor produtivo adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná

Após uma série de estudos internos, o Instituto Água e Terra (IAT) finalizou o texto de revisão da Resolução Sedest nº 15/2020, que regulamenta a atividade de suinocultura no Paraná. A proposta será apresentada ao setor produtivo e entidades ligadas ao agronegócio nesta terça e quarta-feira (18 e 19) durante evento na sede do Sindicato Rural de […]

Governo e Mallet assinam cooperação para construir nova ponte em via municipal

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL) firmou uma cooperação com o município de Mallet, região Centro-Sul, para fornecer peças pré-moldadas de concreto que serão utilizadas na construção de uma nova ponte sobre o Rio Braço Potinga. A estrutura vai ficar na rodovia municipal MLL-406, ligando a Comunidade Lajeado de Baixo com a Colônia […]