Na manhã desta quinta-feira, 10, vários estudantes de diversos colégios de União da Vitória (PR) e Porto União (SC), se reuniram na praça Coronel Amazonas, no centro de União da Vitória para saírem em passeata pelas ruas das cidades para solicitar melhorias no repasse de recursos para a educação, e também para que as duas administrações, cumpram com o que foi falado durante a campanha eleitoral de 2012, na área do esporte.
A saída aconteceu por volta das 9h, e a primeira parada foi na frente da Prefeitura de União da Vitória, onde os alunos fizeram um grito de ordem, para que o prefeito e o vice escutassem, mas sem sucesso, pois na parte da manhã a Prefeitura não tem funcionamento e as autoridades não estavam no prédio, mas os alunos deixaram uma carta para o prefeito.
Após a Saída da frente da Prefeitura de União da Vitória, os alunos voltaram para a avenida Manoel Ribas, sentido a cidade de Porto União, até a frete da Prefeitura de Porto União, onde o grupo de alunos foram atendidos pelo secretario de Administração Paulo Rubens Buch, que conversou com os alunos.
“Os alunos estão no seu direto de cobrar melhorias no repasse de recursos do Governo Federal, para a educação de nossas cidades. Sobre o segundo pedido que eles cobram sobre a pista de stake, está sendo estudado com o prefeito para que o projeto seja feito”. Disse o secretario.
Antes dos alunos saírem da frente da Prefeitura o secretario Paulo, solicitou a pedido do prefeito Anízio de Souza, que fosse enviado um documento com todas as reivindicações para ser marcada uma reunião em breve.
Depois de serem atendidos na Prefeitura de Porto União, os alunos foram para a Praça do Contestado, onde foi feito um agradecimento a todos e foi dado mais um passo de caminhada, até as antigas casas da Rede Ferroviária da União da Vitória. No local os alunos reivindicaram a permanência da estrutura da história da ferrovia na cidade. Os alunos puderam entrar no local para ver como estava uma das casas destruídas e assinaram o abaixo assinado contra a demolição das casas.
Após a assinatura o evento foi finalizado. Segundo a equipe que organizou a passeata cerca de 30 colégios de Porto União e União da Vitória participaram da mobilização. Destacando que a Polícia Militar de União da Vitória deu apoio com cinco soldados e a PM de Porto União também deu apoio na segurança.
No final da mobilização foi feito o levantamento que nenhum aluno foi ferido e não aconteceu vandalismo, como a imprensa mostrar em São Paulo e Rio de Janeiro.
Acompanhe as palavras do presidente da União Nacional dos Estudantes de União da Vitória Nelson Ronaldo Pedroso.