Estudo afirma que assistir a vídeos de animais faz bem para a saúde » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Estudo afirma que assistir a vídeos de animais faz bem para a saúde


27 de maio de 2023

Crédito: Tobias Fischer/Unsplash

Os animais ao longo dos anos se tornaram parte do convívio e do desenvolvimento humano. Mas você sabia que existe um estudo que confirma que assistir a vídeos de animais fofos, como gatos e cachorros, fazem bem para a saúde?

De acordo com um estudo desenvolvido pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, em parceria com a Western Australia Tourism, assistir a vídeos de animais pode reduzir a ansiedade, o estresse e até melhorar o humor.

A pesquisa foi feita com 19 participantes que assistirama slides com videoclipes e imagens por 30 minutos de animais, incluindo o Quokka, considerado o bicho mais feliz do mundo.

Cerca de 15 dos 19 alunos participaram do experimento. Eles fizeram um exame antes e depois dos slides para medir os seus níveis de pressão arterial e batimentos cardíacos, e a maioria também usava um monitor de frequência cardíaca durante a experiência.

Foi constatado que a pressão arterial e os níveis cardíacos de quase todos os voluntários caíram para um nível saudável apenas 30 minutos após a exibição.

Alguns estudantes também tiveram uma diminuição em média de 6,5% da frequência cardíaca. Além disso, as taxas de ansiedade foram reduzidas 35% na maioria, mostrando os benefícios que os animais geram mesmo quando são apenas observados.

O estudo foi realizado entre o final de 2019 e início de 2020 e teria outras sessões para uma pesquisa mais aprofundada, porém, com a pandemia, o estudo foi adiado e ainda não há informações se retornaram os experimentos.

Quokka: conheça o animal mais feliz do mundo

Nativo da Austrália, o Quokka chama atenção por sua feição sempre sorridente, que esbanja simpatia e o faz ser considerado o animal mais feliz do mundo. O marsupial é da mesma família dos cangurus, é herbívoro e noturno.

A maioria de sua espécie pode ser encontrada na Ilha de Rottnest, no sudoeste da Austrália, que atrai diversos turistas todos os anos.

O Quokka é visto como o rei das selfies, já que os animais selvagens se sentem bem à vontade com a presença humana, mesmo não sendo recomendável tocar nos bichos e nem alimentá-los. O animal é protegido por leis australianas pois é considerado uma espécie vulnerável.

Com cerca de 50 centímetros, o Quokka tem a habilidade de escalar pequenas árvores e arbustos. O habitat que este animal vive define diretamente sua sobrevivência, pois ele necessita de um local com folhagens e arbustos espessos para se esconder de seus predadores.

Porém, com o desenvolvimento urbano e a exploração madeireira, este habitat está sendo comprometido, o que contribui para a diminuição de sua espécie.

**Via O Povo

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Governo do Paraná divulga edital de R$ 60 milhões do Compra Direta, que apoia pequenos agricultores

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, divulgou nesta sexta-feira (27) o Edital 002/2023 para o programa Compra Direta Paraná, que beneficia pequenos produtores e entidades sociais. Para esta edição foram destinados R$ 60 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Serão adquiridos gêneros alimentícios da agricultura […]

Está aberto o cadastramento para estudantes no Programa Universidade Gratuita

O cadastramento para estudantes no Programa Universidade Gratuita está oficialmente aberto. Os interessados podem se inscrever pelo link https://sistemaensinosuperior.sed.sc.gov.br/ a partir desta quinta-feira, 28, até o dia 25 de outubro. Para realizar a inscrição, o estudante deve clicar em “Fazer Cadastro”, no canto superior esquerdo da página. Conforme o edital, publicado pela Secretaria de Estado da Educação […]

Luciomar Castilho é a vítima fatal do acidente com BMW na ponte Domício Scaramella

Luciomar Castilho de 42 anos, atualmente trabalhava como conselheiro político do prefeito Bachir Abbas A vítima fatal do acidente ocorrido na madrugada desta sexta-feira,29, já foi identificada. Luciomar Castilho de 42 anos, atualmente trabalhava como conselheiro político do prefeito Bachir Abbas. Trabalhou na área de assessoria de comunicação de diversos políticos da região, trabalhou na Assembleia Legislativa […]