O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER (IDR-Paraná), juntamente com a Casa Familiar Rural de União da Vitória e com apoio da AMSULPAR realizou na sexta-feira, dia 29 de novembro, o lançamento do “Programa Inovar“.
O evento foi realizado no auditório do SENAI em União da Vitória e reuniu 46 lideranças da região da AMSULPAR, a qual foi representada pelo Secretário Executivo, Wagner Neumann. Também participaram do lançamento o presidente da Federação dos trabalhadores rurais agricultores familiares do estado do Paraná – FETAEP, Alexandre Leal dos Santos, o engenheiro agrônomo e Diretor de Extensão Rural do IDR PARANÁ, Diniz Dias D’Oliveira, o engenheiro agrônomo e coordenador de projetos do IDR PARANÁ, José Eustáquio Pereira, a Coordenadora Geral do Grupo Gestor do Programa Inovar, Ângela Andrea Horbatiuk e a Professora Maíra Maria Prohmann de Lima Solarevicz, representando o Chef do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, além de secretários municipais e pessoas ligadas ao setor.
Na oportunidade, foram apresentados os resultados dos últimos anos por meio do projeto HF, onde o objetivo foi demonstrar que a soma dos esforços de todas as instituições beneficiou famílias da região. Conforme dados do projeto, 55 famílias que trabalhar com hortaliças conseguiram neste período aumentar a renda per capita em R$ 5.500 reais em uma área de apenas 600m².
Na oportunidade, também foi apresentado o depoimento de duas jovens que são alunas da Casa Familiar Rural de União da Vitória, onde através de um plano de trabalho com apoio do Núcleo Regional de Educação foi implementado o trabalho para além dos agricultores adultos, atendendo também jovens, visando novas alternativas de renda e sucessão familiar.
O grande destaque do evento foi o lançamento do “Programa Inovar”, o que é uma evolução do projeto HF e que também trabalha outras cadeias produtivas importantes como a apicultura, erva-mate, araucária e produção leiteira. O programa tem grandes expectativas e encerra 2024 com previsão de que os próximos três anos serão muito promissores.