Evento Planorte Água e Solo é realizado em Irineópolis » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Evento Planorte Água e Solo é realizado em Irineópolis


28 de agosto de 2023

Foto: Reprodução

Referência quando o assunto é conservação do solo, água e estradas rurais, o município de Irineópolis sediou nesta quinta-feira,24, palestras e dia de campo sobre o tema. O evento Planorte Água e Solo foi uma realização conjunta entre Epagri, Cidasc, Prefeitura, Crea, Faesc/Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis, Asseaplan e Mútua SC.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Lademir Arcari falou sobre a importância do encontro, que neste ano chegou a sua décima primeira edição, levando informações e promovendo a troca de experiências entre profissionais, produtores rurais e estudantes. O chefe do executivo municipal também destacou as ações do município que contribuem com a conservação dos recursos naturais. “Entre os projetos que a prefeitura tem e que a gente vê acontecendo no município, eu acredito que o de conservação de solo, água e estradas rurais é o mais importante, porque mexe com toda a estrutura de vida da população. Precisamos conscientizar sobre a importância de preservar o solo, preservar as nascentes, a água para as futuras gerações”, disse Arcari.

A vice-prefeita, Circe Neppel Sfair, o secretário de agricultura, Edson Marcos Chaves, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Francisco Eraldo Konkol, o gerente regional da Epagri, Getúlio Tonet e a presidente da Asseaplan, Maritza Martins Mansani também falaram sobre a importância da preservação do solo e da água.

As boas práticas do município anfitrião também foram enaltecidas pela supervisora regional do Senar, Karine Weis e pelo extensionista rural da Epagri, Donato Noernberg. “Irineópolis está de parabéns porque temos aqui um programa municipal. Outras cidades tiveram no passado algumas iniciativas, mas ainda precisam avançar nesta área. Fica aqui o desafio para que sigam o exemplo de Irineópolis”, disse Noernberg.

A presidente da câmara de vereadores, Eleni Baum, a vereadora Andrieli Krzwinski, o secretário municipal de administração, Rodrigo Jurck, a secretária de esportes, Lillian Eliane Batschauer e a coordenadora Eliane Nogara também prestigiaram o evento, que contou ainda com a presença de representantes de instituições como Epagri, Cidasc, além de estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina e Instituto Federal do Paraná.

Programação

O seminário Planorte Água e Solo contou com duas palestras no período da manhã: A primeira sobre Biomanejo e construção do perfil do solo, tema que foi abordado pelo phD em Ciência do Solo e Professor da Universidade Federal de Santa Maria, Telmo Jorge Carneiro Amado e a segunda sobre agricultura conservacionista, conduzida pelo produtor rural e campeão do concurso Cesb de produtividade 2020/2021, Laercio Dalla Vecchia.

A segunda etapa do Planorte Água e Solo foi realizada após o almoço, com tarde no campo que proporcionou aprendizado na prática nas estações de Tecnologia de Aplicação; Plantabilidade; Plantas de Cobertura; Cisternas, captação de água da chuva, políticas públicas e outorga d’água; além da estação sobre manejo e fertilidade do solo.

Confira as fotos do evento AQUI.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Câmara aprova imposto para compras internacionais de até US$ 50

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 28, a cobrança de taxa para produtos que custam até US$ 50 comprados em sites internacionais. Esses produtos são bastante comuns em sites como Shein e Aliexpress. A medida foi incluída dentro do Projeto de Lei 914/24, que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), destinado ao desenvolvimento […]

Concessionária anuncia aumento no preço do pedágio entre PR e SC; veja valores

As cinco praças de pedágio das rodovias BR-116/PR (Contorno Leste), BR-376/PR e BR-101/SC, no trecho entre Curitiba/PR e Palhoça/SC e que estão sob concessão da concessionária Arteris Litoral Sul, terão suas tarifas reajustadas a partir da zero hora desta quarta-feira, 29, conforme Deliberação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nº 133/2024 publicada no Diário […]

Porto União realizou 6ª Conferência Municipal das Cidades

O evento teve como objetivo promover a interlocução entre os órgãos e a população, integrar e alinhar as ideias Na tarde desta terça-feira, 28, aconteceu a 6ª Conferência Nacional das Cidades, no auditório do SENAC de Porto União, na Avenida Getúlio Vargas. A conferência teve como tema “Constituir a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, Caminhos […]