Em entrevista exclusiva ao Jornal Colmeia desta quinta-feira, 1º de abril, o prefeito de Porto União, Elizeu Mibach, falou sobre a compra de vacinas, situação da vacinação no município, obras e também sobre o evento que será realizado nessa sexta-feira santa, amanhã, 02. Por conta da pandemia não haverá a tradicional procissão ao Morro da Cruz, em vez disso, um rosário feito de balões será solto às 10h, do morro, marcando o feriado religioso. Não haverá presença de público.
De acordo com Mibach foi convidado vários casais de etnias germânica, ucraniana e polonesa, tradicionalmente trajados, para soltar os balões que poderão ser vistos no céu. O coral da igreja São Pedro e São Paulo, junto do padre Fábio e padre Valmor estarão presentes fazendo uma benção a toda população.
Uma transmissão ao vivo pelo Facebook da paróquia São Pedro e São Paulo será realizada para os munícipes acompanharem de casa. O prefeito agradeceu a todos que estão trabalhando nessa pandemia “vamos continuar fazendo a nossa parte”, colocou.
Compra de vacinas
Porto União participa de duas frentes para aquisição de vacinas, uma com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) que viabiliza a vacina Russa Sputnik V e uma com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que viabiliza as vacinas dos Estados Unidos.
Para Mibach, quando os governadores e prefeitos tentam comprar as vacinas “parece que há uma interferência dum poder maior, o ministério da saúde entra na frente, não vai atrás do problema e quando os governadores acabam tomando a linha de frente para comprar as vacinas, o ministério da saúde se envolve no meio e fala que tudo é para o ministério, e aí a distribuição não acontece da forma que nós queremos”, afirmou.
O município já está apto para comprar as vacinas sendo uma das primeiras cidades a aprovar a lei no poder legislativo e encaminhando a FNP. Parte do dinheiro para a compra de vacinas são dos recursos destinados a Covid-19 vindos do Governo Federal.
Com parte desses recursos já foram comprados 38 mil seringas com agulhas, todos os medicamentos necessários para distribuição de kits de tratamento precoce, EPI’s para os profissionais de saúde e um furgão frigorífico para armazenar as doses de vacina. “Se o dinheiro veio para o Covid, ele só pode ser usado no Covid”, colocou.
Vacinação em Porto União
Atualmente a Saúde está terminando de vacinar os idosos de 70 a 74 anos. Caso haja alguma pessoa desta idade que ainda não se vacinou pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde para os profissionais se deslocarem a residência e realizar a imunização de forma segura. O telefone é o 3522 1496, opção 8.
A última atualização dos dados de vacinação contra a Covid-19 no município é de 30 de março. Já foram aplicadas 4.055 doses da vacina sendo 3.389 com a primeira dose e 666 com a segunda dose. As doses foram distribuídas conforme o Plano Nacional de Imunização da seguinte forma:
Profissionais de saúde.
Dose 1 – 937.
Dose 2 – 391.
Total 1.328 doses.
Pessoas acima de 70 anos.
Dose 1 – 2.442.
Dose 2 – 266.
Total 2.708 doses.
Pessoas em Instituições de Longa Permanência e Indígenas.
Dose 1 – 22.
Dose 2 – 21.
Total 43 doses.
Obras
As obras seguem em trabalhos em ritmo acelerado segundo Mibach. Devido às fortes chuvas registradas no final do ano passado, muitas ruas foram danificadas e praticamente todas já estão recuperadas de acordo com o prefeito. O vice prefeito, Erico Rosenscheg, está acompanhando todos os trabalhos realizados no interior do município. Há muitas obras de manutenção e os trabalhos seguem também nos bairros da cidade
Acompanhe as obras em andamento:
Portal de Maratá
Concretagem da Rua Hélia Carneiro no loteamento Olinger
Letreiro próximo ao batalhão
Tubulação na perimetral que pega parte do bairro São Pedro e parte do bairro Cidade Nova. Ao lado da linha férrea havia uma valeta muito grande que causava mau cheiro.
Meio fio em várias ruas do município para iniciar a pavimentação asfáltica.
Finalização da Unidade Básica de Saúde do bairro Vice King
Obras a serem iniciadas:
Obras no córrego do bairro São Francisco que depende da licença ambiental e que está na reta final de autorização
Tubulação no bairro São Pedro
Finalização de projetos para pavimentação nos bairros São Pedro, Santa Rosa, Bela Vista, Vice King, Conjuntos, São Bernardo, Área Industrial, São Francisco e área central. “Todos os bairro vão receber pavimentação tanto na cidade quanto no interior”, falou Mibach.
Obras da Unidade Básica de Saúde do bairro São Francisco
Acompanhe a entrevista na íntegra: