Ex-presidente, Collor de Mello, é preso por corrupção » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Ex-presidente, Collor de Mello, é preso por corrupção


25 de abril de 2025

O ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió, capital de Alagoas. A defesa confirmou que a prisão ocorreu às 4 horas da manhã, no momento em que Collor se dirigia a Brasília para cumprir, de forma voluntária, a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão imediata do ex-presidente, condenado por corrupção no caso envolvendo a BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras.

Collor foi condenado em 2023 a uma pena de oito anos e dez meses de reclusão, em regime fechado.A Justiça o considerou culpado por ter recebido cerca de R$ 20 milhões em propina, entre os anos de 2010 e 2014.

Segundo o processo, o montante foi pago pela empreiteira UTC Engenharia, em troca de sua atuação política no Senado, com o objetivo de favorecer a empresa em contratos com a BR Distribuidora.

A denúncia surgiu a partir da delação premiada de Ricardo Pessoa, ex-presidente da UTC.

De acordo com o STF, o dinheiro foi lavado para ocultar sua origem ilegal, e a atuação de Collor serviu para assegurar apoio e nomeações estratégicas dentro da estatal.

Além da pena de prisão, o ex-presidente foi condenado a pagar 90 dias-multa, a indenizar a União em R$ 20 milhões — valor solidário com outros dois condenados — e está proibido de exercer cargo público por período equivalente ao dobro da pena imposta.A defesa de Collor manifestou-se logo após a ordem de prisão.

Não houve qualquer decisão sobre a demonstrada prescrição ocorrida após trânsito em julgado para a Procuradoria-Geral da República. Quanto ao caráter protelatório do recurso, a defesa demonstrou que a maioria dos membros da Corte reconhece seu manifesto cabimento. Tais assuntos caberiam ao Plenário decidir, ao menos na sessão plenária extraordinária já designada para a data de amanhã”, declarou em nota.

A ordem de prisão de Collor precisa ser confirmada pelo Plenário do STF, que fará uma sessão virtual extraordinária às 11h desta sexta-feira (25), sem impedir a detenção.

Embora o plenário ainda precise referendar a ordem, a prisão foi executada imediatamente, sem prejuízo da detenção.

“De qualquer forma, o ex-presidente Fernando Collor irá se apresentar para cumprimento da decisão determinada pelo Ministro Alexandre de Moraes, sem prejuízo das medidas judiciais previstas”, completou a defesa.

O caso de Collor representa mais um desdobramento da Operação Lava Jato, que investigou a maior rede de corrupção já descoberta no Brasil e impactou figuras de destaque da política nacional.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto União divulga progração do Encantos de Natal

A Prefeitura de Porto União divulgou a programação oficial do Encantos de Natal 2025, que acontece entre os dias 6 e 21 de dezembro. Neste ano, o município traz uma novidade importante: a decoração natalina passa a ser patrimônio da cidade, adquirida pela administração em etapas anuais. A mudança coloca fim à locação de enfeites, […]

Bombeiros Militar de Porto União celebra entrega de equipamentos, promoções e formatura

A noite desta quarta-feira foi marcada por emoção, reconhecimento e importantes conquistas durante a solenidade de Entrega de Equipamentos, Promoção de Praças e Comunitários e Formatura dos Programas Sociais Bombeiro Mirim e Juvenil, realizada pela Organização de Bombeiros Militar de Porto União. O evento iniciou às 19h e reuniu mais de 1.000 pessoas, entre autoridades […]

61º Aniversário de Porto Vitória movimenta município

As comemorações pelo 61º aniversário de Porto Vitória movimentam a cidade neste fim de semana com mais uma edição especial da tradicional Feira da Lua, realizada na Rua Pedro Scheid, em frente aos Correios. A programação começa hoje, com a abertura oficial às 18h, seguida de um show da Banda Tulipa às 19h, marcando o […]