Executores em teste rápido de HIV e Sífilis recebem treinamento » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Executores em teste rápido de HIV e Sífilis recebem treinamento


7 de março de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta semana, nas dependências da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, executores em teste rápido de HIV e Sífilis/ Mãe Paranaense e HIV nas Maternidades, que atuam na Atenção Básica de Saúde, participam de uma capacitação.

Esse treinamento faz parte da Programação Anual de Metas da Aids e é realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvale), em parceria com a Coordenação Regional de DST/Aids.

A Secretária Municipal de Saúde de União da Vitória, Margarete Olivo, ressalta que essa capacitação objetiva a preparação dos profissionais para a realização dos testes em qualquer ocasião e que o diagnóstico precoce possibilita mais agilidade no tratamento, e consequentemente, uma melhor qualidade de vida ao paciente.

A capacitação é dividida em quatro etapas e ao todo, devem ser treinados 80 enfermeiros e bioquímicos, que integram a 6ª Regional de Saúde.

Na semana passada, profissionais que atuam em hospitais receberam o treinamento.

 

Conheça mais sobre o assunto

 

O que é o teste rápido do HIV

 

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem e para checar o resultado, o profissional que realiza o teste, segue um fluxo determinado cientificamente. Se os dois dispositivos tiverem o mesmo resultado, o diagnóstico já é fechado. Porém, se houver discordância entre os dois resultados, é realizado outro teste para confirmar o diagnóstico.

 

Transmissão do HIV

 

O HIV pode ser transmitido por:

Relações sexuais desprotegidas, (sem o uso do preservativo);

Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;

De mãe para filho, durante a gestação, o parto e a amamentação;

Por transfusão de sangue;

O HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartimento de toalhas, talheres, pratos, suor e lágrimas.  O diagnóstico de AIDS é gratuito, sigiloso e um direito do cidadão.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 […]

União da Vitória se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

A Prefeitura de União da Vitória, em colaboração com a Cáritas de União da Vitória, está lançando uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar o Estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta momentos de tensão e desafios devido às inundações e chuvas torrenciais. Assim como em 2023, quando União da Vitória recebeu assistência […]