A Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União é o palco da exposição de arte denominada Arte e Terapia, que expõe quadros pintados pelos residentes da Comunidade Terapêutica Hermon. A abertura da exposição aconteceu na noite de segunda-feira, 04, e os quadros ficarão expostos até o dia 14 de novembro.
O diretor Geral da Comunidade Terapêutica Hermon, Roberto Pedro Bom, destacou o trabalho dos residentes e o prazer em ajudar. “É um trabalho pessoal sem ganhos materiais. Hoje estamos com 17 internos e temos uma grande parceria com as Pefeituras e Ministério da Justiça para que possamos dar uma oportunidade de inserção social a essas pessoas. Aprendi com eles a dar valores diferentes à vida, com a convivência com eles”, falou.
O secretário de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves, falou sobre o trabalho voluntário dos professores de pintura e enalteceu a beleza dos quadros. “Vocês olhando as telas, mostrando o trabalho e dizendo é meu, eu que fiz. Imagino como é bom dizer isso. Tenham a certeza que a Secretaria está abraçando vocês e será parceira no que for preciso. Vocês conseguem fazer todo esse trabalho com boa vontade e com o apoio do grupo Hermon”, disse Gonçalves.
O prefeito Anízio de Souza que já pintou alguns quadros e é admirador das pinturas ficou impressionado com a qualidade das obras. “Essas pessoas são vencedoras, pelo simples fato de aceitarem a participar e reintroduzirem-se a comunidade. Que atitude bonita e maravilhosa. Estou feliz de estar aqui abraçando vocês. Olhando as telas vi a capacidade de vocês, são trabalhos maravilhosos. Também quero parabenizar toda a equipe da Comunidade Hermon, o que vocês fazem não tem dinheiro que pague”, afirmou o prefeito.
Comunidade Terapêutica Hermon:
A comunidade dedica-se à recuperação de dependentes químicos e alcoolistas, através de grupos de apoio e de residência integral, buscando sua recuperação e posterior à reinserção social.
Para o tratamento dos residentes, a Comunidade Terapêutica conta com os serviços de profissionais e laborterapia, nos quais, os internos são instruídos e participam de técnicas de produção hortifrutigranjeiros, educação ambiental, oficinas terapêuticas, acompanhamento espiritual, psicológico e social.
O tratamento pode durar até 7 meses, podendo ser de caráter particular ou pelo convênio junto às Prefeituras de Porto União e União da Vitória.
O internamento é de caráter voluntário. Informações podem ser obtidas diretamente na Comunidade Terapêutica ou através dos Caps das duas cidades.
Serviço:
Fundação Hermon – Porto União
Rod. BR-280, Km 05, Pintado.
FONE/FAX (42) 3522-7223