O espetáculo “Paper Macbeth”, uma adaptação montada para a clássica tragédia shakespeariana na linguagem do teatro de animação, da Fazendo Fita Cia. Artística, foi apresentada em União da Vitória na noite desta quarta-feira, 31, às 20 horas, no Cine Teatro Luz.
O espetáculo, viabilizado pelo Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2012, todos os personagens criados pelo bardo inglês, ressurgem na forma de bonecos confeccionados em papel.
O Cine Teatro Luz foi completamente lotado pela comunidade local, em especial a presença de acadêmicos das instituições da cidade.
O espetáculo:
Para quem foi assistir ao espetáculo, na primeira vista pensou que seria algo muito chato, principalmente na questão de um cenário feito de papel e em seguida os personagens que eram de lixo reciclável como papelão, jornal, e guarda chuva.
O enredo espetáculo traz uma visão do passado quando o Rei e a Rainha mandavam e as lutas sangrentas marcavam os reinados, mas com uma pintada de atualidade, onde a população tinha as informações da guerra e das mortes através dos jornais da rádio e mostrando a realizada do trabalho do catador de papel reciclável.
Várias mortes foram registradas e até a rainha, cometeu suicídio por não aguentar a situação caótica do reinado.
Ao final uma grande luta entre o Rei e um personagem que seria o diabo, que era representado através do sangue e que ao final mata o Rei. O Rei como era feito de papel também é recolhido pelo catador de reciclável.
A morte do Rei foi divulgada na rádio e nos principais jornais como no The New York Times e The Washing Post e na única rádio a 98.3.
A apresentação foi realizada por meio de parceria com a Prefeitura, por meio de sua Fundação de Cultura.
Sinopse do espetáculo:
Folhas de jornal esvoaçam no vazio e, aos poucos, vão sendo amassadas, dobradas e moldadas por “forças invisíveis”, até tornarem-se bruxas. Assim começa esta montagem de Macbeth, provavelmente uma das peças shakespearianas mais adaptadas ao longo dos últimos 400 anos. Aqui, a tragédia do general escocês é recontada na linguagem do teatro de bonecos – no caso, bonecos de papel que ganham vida através de atores-manipuladores ocultos à visão da plateia.
Dados do espetáculo:
Duração da atividade: 50 minutos.
Faixa etária: a partir de 12 anos.
Técnica: Manipulação direta, sombras e atuação.
Mais informações no site: http://www.papermacbeth.blogspot.com