Sem prejudicar a festividade que divulga amplamente o município, a 7ª Festa Nacional da Costela será realizada no mês de setembro, entre os dias 12 e 14 (dentro da Semana Farroupilha), pelo CTG Fronteira da Amizade e Prefeitura, tendo a parceria fortalecida pela Associação Comercial e Empresarial (Aceuv) de União da Vitória, com o objetivo de tornar a Festa autossuficiente. Essas mudanças foram anunciadas durante coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira, 28, no gabinete da Prefeitura.
O prefeito Pedro Ivo Ilkiv esclareceu que a festividade toma nova configuração visando economizar recursos injetados pela Prefeitura para realizar o evento. “A vinda da Associação Comercial busca tornar a Festa da Costela autossuficiente”, avalia o prefeito. Já na edição de 2014, a expectativa é utilizar a metade dos valores repassados em 2013. “Esperamos economizar mais de 50% e, ainda, melhorar a estrutura”, salienta Pedro Ivo. Segundo ele, a vinda da Aceuv traz consigo empresários e administradores que terão novas formas de captação e organização que vão qualificar os bons serviços já realizados pelo CTG Fronteira da Amizade.
Outro aspecto que Pedro Ivo apontou foi sobre a dificuldade de investimentos públicos em festividades no início do ano. “Por ser no início do ano, tivemos dificuldade de conseguir apoio do Governo Federal na festa do ano passado. Tendo mais tempo para elaborar o projeto, acredito que em 2014 as chances de receber recursos, via emenda parlamentar ou ministérios, é bem maior”, destaca o prefeito. Ainda, Pedro Ivo mencionou a solicitação dos tradicionalistas. “O CTG demonstrou interesse em organizar a Festa da Costela durante a Semana Farroupilha de 07 a 20 de setembro, maior representação cultural do Rio Grande do Sul e fico feliz por podemos, também, atender esse pedido”, afirmou.
A coletiva de imprensa contou com representantes dos meios de comunicação de União da Vitória e Porto União, secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Antonio Oscar Nhoatto, presidente da Aceuv, Caíque Agustini, e patrão do CTG Fronteira da Amizade, Leoclides Fraron. “Vemos muitos avanços no município e nessa nova proposta”, frisou o patrão.