Festival Paradesportivo das Regionais trouxe evoluções e acessibilidade para a região Sul do Paraná » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Festival Paradesportivo das Regionais trouxe evoluções e acessibilidade para a região Sul do Paraná


15 de maio de 2024

União da Vitória sediou ontem (14) o Festival Paradesportivo das 14ª Regional de Esportes do Paraná. O município foi escolhido como sede devido ao importante trabalho local realizado com o paradesporto, uma referência regional capitaneada por Ednilson Godoy, vereador proponente do projeto que inclusive é lei municipal. 

O evento reuniu mais de 70 participantes no complexo esportivo do Estádio Antiocho Pereira, numa iniciativa conjunta da Secretaria de Estado de Esporte e Paraná Esporte, da Coordenação de Paradesporto, dos Escritório Regionais do Esporte, além do apoio da Prefeitura de União da Vitória.

Pela manhã, gratuitamente, profissionais de Educação Física, Educação Especial e acadêmicos participaram do Curso de Capacitação em Bocha Adaptada. Ministrada pelo professor Marcos Roberto Rüecker, o curso ofertou conhecimentos acerca da modalidade específica com certificação (8h) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em parceria com o Governo do Estado.

À tarde, devido ao tempo chuvoso, as oficinas abertas ao público precisaram ser todas realizadas no Ginpásio Isael Pastuch. Elas ofertaram oportunidades para o conhecimento e prática não apenas da bocha adaptada, mas do Golf-7, coordenado por Patricia Rotta, e do Atletismo, coordenado por Angelita Roveda.

Aos 36 anos, Jocibeli Terezinha Popia, aluna da Apae de Paulo Frontin, destacou a sua sensação em ter participado do festival. Ouça:

De fato, para muitos alunos esta foi a oportunidade de poder “andar de bicicleta” pela primeira vez, haja vista a modalidade de petra também ter sido colocada à disposição com seus triciclos.

A importância do evento e seus exemplos colhidos foram destacados por Paulo Andrei de Oliveira Serpa, professor da Apae de General Carneiro. Ouça:

O Coordenador do paradesportos no Paraná, Renato Vieira Júnior, explicou que o evento não tem o objetivo de competitividade. Ouça:

O chefe do Escritório Regional de Esportes da 14ª Região, Marcelo Storck, evidenciou a importância da proximidade com os municípios proporcionada pelo festival. Ouça:

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Escolhida a rainha do Município de Bela Vista do Toldo

Em uma noite marcada pela valorização da cultura e da identidade local, a Prefeitura de Bela Vista do Toldo realizou, na sexta-feira (30), a eleição da nova realeza do município. O evento reuniu cinco candidatas em um desfile que avaliou critérios como beleza, elegância, simpatia e desenvoltura, destacando o envolvimento da juventude com as tradições […]

Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]