União da Vitória sediou ontem (14) o Festival Paradesportivo das 14ª Regional de Esportes do Paraná. O município foi escolhido como sede devido ao importante trabalho local realizado com o paradesporto, uma referência regional capitaneada por Ednilson Godoy, vereador proponente do projeto que inclusive é lei municipal.
O evento reuniu mais de 70 participantes no complexo esportivo do Estádio Antiocho Pereira, numa iniciativa conjunta da Secretaria de Estado de Esporte e Paraná Esporte, da Coordenação de Paradesporto, dos Escritório Regionais do Esporte, além do apoio da Prefeitura de União da Vitória.
Pela manhã, gratuitamente, profissionais de Educação Física, Educação Especial e acadêmicos participaram do Curso de Capacitação em Bocha Adaptada. Ministrada pelo professor Marcos Roberto Rüecker, o curso ofertou conhecimentos acerca da modalidade específica com certificação (8h) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em parceria com o Governo do Estado.
À tarde, devido ao tempo chuvoso, as oficinas abertas ao público precisaram ser todas realizadas no Ginpásio Isael Pastuch. Elas ofertaram oportunidades para o conhecimento e prática não apenas da bocha adaptada, mas do Golf-7, coordenado por Patricia Rotta, e do Atletismo, coordenado por Angelita Roveda.
Aos 36 anos, Jocibeli Terezinha Popia, aluna da Apae de Paulo Frontin, destacou a sua sensação em ter participado do festival. Ouça:
De fato, para muitos alunos esta foi a oportunidade de poder “andar de bicicleta” pela primeira vez, haja vista a modalidade de petra também ter sido colocada à disposição com seus triciclos.
A importância do evento e seus exemplos colhidos foram destacados por Paulo Andrei de Oliveira Serpa, professor da Apae de General Carneiro. Ouça:
O Coordenador do paradesportos no Paraná, Renato Vieira Júnior, explicou que o evento não tem o objetivo de competitividade. Ouça:
O chefe do Escritório Regional de Esportes da 14ª Região, Marcelo Storck, evidenciou a importância da proximidade com os municípios proporcionada pelo festival. Ouça: