Fim da janela partidária revela mudanças no cenário político de União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Fim da janela partidária revela mudanças no cenário político de União da Vitória


9 de abril de 2024

Veja as movimentações políticas municipais de possíveis pré candidatos e partidos

Ilustrativa

Com o fim da janela partidária, na última sexta-feira, 5, período de 30 dias em que vereadoras e vereadores podem trocar de partido sem prejuízo do mandato para que possam concorrer às Eleições de 2024 por outra agremiação partidária, a câmara de vereadores de União da Vitória registrou um recorde de mudanças. Dos treze vereadores apenas cinco permanecem no mesmo partido.

Valdecir José Ratko (UNIÃO) – mudou para o Republicanos

Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) – mudou para o Republicanos

 André Cristiano Henik (SDD) –mudou para o Democracia Cristã

Júlio Adilson Pires Filho (PP) – permanece

Alandra Roveda Grando (PL)- permanece

 Alex de Anastácio (PSD) –mudou para o Republicanos

Celso Carlos Rocha (MDB)- permanece

Ednilson de Godoy (PV)- mudou para o Democracia Cristã

 Emerson Lourenço Litwinski (AGIR)- mudou para o NOVO

 Cordovan de Melo Neto (PP) – mudou para o PSB

 Sidnei Lorensini (PSD) – permanece

 Thays Bieberbach (PT)- permanece

 Waldir Luiz Cortellini (PSB) – mudou para o União Brasil

Principais mudanças nos partidos em União da Vitória:

MDB

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), maior partido com números de filiados em União da Vitória, tem como presidente Celestino Serafini, segundo ele, para as eleições de 2024 o partido provavelmente irá indicar um candidato a majoritária e também estará com uma chapa completa de vereadores concorrendo ao pleito.

Entre os possíveis pré candidatos do partido ao executivo estão os nomes do próprio presidente, Celestino Serafini, Daniel Rocha, Carlos Bueno ou Almires Bughay Filho.

Os pré candidatos a vereadores pelo MDB ainda serão definidos nas convenções do partido.

O MDB tem uma cadeira no legislativo nesta gestão ocupada pelo vereador Celso Carlos Rocha.

PP

O Partido Progressista (PP) está passando por um processo de reestruturação dentro do município. Conforme o seu presidente, Gilberto Gonçalves, o partido político, assim como os demais, passa por mudanças e esse trabalho faz parte da dinâmica para buscar concorrer numa Chapa majoritária e na chapa proporcional. “O atual prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, filiado do PP, naturalmente será o indicado para concorrer à reeleição pelo partido,” destacou Gilberto.

Ainda, conforme o presidente, alguns nomes já surgiram como possíveis pré candidatos a vereadores, porém eles somente serão definidos após serem colocados na convenção do partido que vai acontecer em julho.

O PP tem neste mandato, além do chefe do executivo, Bachir Abbas, duas cadeiras no legislativo, sendo dos vereadores Cordovan de Melo Neto e Julio Adilson Pires Filho, porém o vereador Cordovan de Melo Neto usou a janela partidária e se desfilou do PP. Quem também deixou o partido, foi o suplente de vereador, Ricardo Adriano Sass que se filiou ao PL.

Alguns possíveis pré candidatos a vereança pelo PP: Cleonice M. Moller, Ricardo Brugnago, João Alberto da Silva, Ana Lúcia Novinski Pires e Juliano Silva Alves, entre outros. 

PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) não sofreu grandes alterações nestes meses recentes em União da Vitória. Segundo o presidente do partido, professor Eraldo, alguns novos filiados estarão contribuindo na construção de uma possível chapa que será definida somente nas convenções.

Ainda, segundo o professor, um possível nome para concorrer ao cargo de prefeito poderá ser pré estabelecido no sábado, 13, em uma reunião de formação do partido. O PT atualmente possui uma cadeira no legislativo nesta gestão ocupada pela vereadora Thays Bieberbach.

PSD

O Partido Social Democrático (PSD) tradicional em União da Vitória, segundo a presidente do partido, Gabi Bakri, recebeu novos filiados de peso nos últimos dias. Entre os novos nomes estão, Marcio Utzig presidente do sindicato dos professores e o advogado Ernani Bortolini.

Ainda no partido, o atual vereador José Pedro e vereador Sidnei Lorensini (Sabão).

O PSD, nas próximas semanas, estará fazendo a leitura dos possíveis pré candidatos a vereadores para formar uma chapa consistente e poder trazer a presença de novos nomes para câmara municipal.

Ainda, como pré candidata ao executivo, o nome é da presidente Gabi Bakri.

Republicanos

O Republicanos presidido por Mario Lucio Pereira Ferreira, ou Mário da Caixa, contou com dezenas de novas filiações neste ano. Destas destacam-se alguns nomes já presente no cenário político de União da Vitória com do presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir José Ratko que aproveitou a janela partidária para desfiliar-se do União Brasil, do vice Presidente Anderson Cardoso que desfiliou-se do PROS e do Suplente de vereador, Alex de Anastácio que não pertence mais ao PSD.

O presidente coloca ainda o nome de Alysson Frantz, vice Reitor da Uniuv, e da ex Vereadora e primeira mulher eleita no legislativo de União da Vitória, Maria Rodrigues, bem como outras lideranças que se colocaram a disposição do Republicanos.

PV

O PV de União da Vitória foi fundado em 2002. Participou de cinco eleições municipais coligado com outros Partidos. Seu presidente, Eugênio Covalchuk Primo, destaca que para concorrer ao pleito de 2024, atualmente como pré candidato à Prefeito de União da Vitória o partido apresenta o comerciante e empresário Antônio Alexandre Moreira e para Vereadores e Vereadoras serão definidos os pré candidatos apenas nas Convenções Municipais.

O partido terá até o final deste mês a Eleição da Nova Comissão Municipal do Partido Verde de União da Vitória que terá um mandato de apenas um ano.

Uma cadeira da câmara de vereadores pertence ao PV, ocupada pelo vereador Ednilson de Godoy que na janela partidária deixou o partido e agora está no Democracia Cristã, o vereador justificou a mudança devido ao partido que federou com o PT “não entendi ser viável continuar no PV” destacou Godoy.

DC

O partido Democracia Cristã (DC), relativamente novo em União da Vitória, ganhou dois nomes que já figuram na política municipal. O vereador André Cristiano Henik que deixou o SDD para unir-se ao Democracia Cristã, e o, assim como já mencionado acima, vereador Ednilson de Godoy. Ainda se uniram ao DC, Cleu Correia e o Pastor Cleiton de São Cristóvão.

Segundo a presidência do partido, nesta semana haverá um lançamento com divulgação de possíveis pré candidatos e junção de forças partidárias.

NOVO

O NOVO partido político de direita é presidido em União da Vitória por Jhones Presley Base. Segundo o presidente, a revolução do partido aconteceu quando Deltan Dallagnol, entrou no partido em âmbito nacional. O aumento de filiados em União da Vitória, segundo Base, segue a proporcionalmente comparado em todo o Brasil. “Ainda tem gente se filiando apenas para ajudar a fortalecer o partido, essas não tem pretensão política, apenas de apoio mesmo”, destacou o presidente.

Há também, de acordo com Base, a pretensão de que o vereador Emerson Lourenço Litwinski (antigo AGIR) aceite disputar a cadeira do executivo.

PL

O Partido Liberal (PL) em União da Vitória é presidido pela vereadora Alandra Roveda, ela que também será a possível candidata a concorrer ao executivo em 2024.

O PL construiu uma base feminina forte em União da Vitória e traz como possíveis pré candidatas a vereadoras alguns nomes como Iza Kurten, Arlete enfermeira, Maristela Loti e Soeli da Pormade.

O partido tem, segundo a presidente, cerca de 300 filiados atualmente, destes 60 são mulheres.

Como possíveis pré candidatos despontam ainda pelo partido, o empresário Marcos Moreira, o ex vereador Cesar Empinotti, e o suplente de vereador Alemão do Porto. Ainda o suplente a vereador Ricardo Adriano Sass aproveitou a janela partidária para aderir ao partido.

PSB

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de União da Vitória foi reestruturado, e atualmente está com uma nova Comissão Executiva, presidida pelo Empresário Claudiomir “Toco”, que assumiu a sigla diretamente do diretório estadual do Partido, comandado pelo deputado Federal Luciano Ducci.

A sigla filiou cerca de 40 pessoas nesta etapa, e teve adesão do vereador eleito mais votado na última eleição, Cordovan de Mello Neto. Para reforçar o partido, veio também o professor Cordovan que colocou seu nome a disposição para possivelmente disputar à majoritária.

Entre os novos filiados, ainda se destacam nomes como do próprio empresário Claudiomir (Toco). O partido filiou 10 mulheres e pretende concorrer com chapa completa de vereadores. 

UB

O partido União Brasil (UB) traz em 2024 como principal mudança a nova composição do partido em União da Vitória. Como presidente o ex prefeito e atual secretário de Estado da Justiça e Cidadania Santin Roveda e vice-presidente o advogado Fauzi Bakri. “Organizamos um time de lideranças políticas focadas em competência para agregar valor e transformar a Câmara de Vereadores, com o objetivo de revitalizar União da Vitória”, destaca Roveda.

O partido experimentou um aumento significativo no número de filiados posicionando o União Brasil de maneira forte no município.

O UB destaca o momento como de formação de um time partidário focando em reunir indivíduos com o potencial de impactar positivamente União da Vitória. Além dos nomes de Santin Roveda e Fauzi Bakri, o partido também apresenta nomes, entre outros, de Antonio Adriano Araujo, Carlos Humberto Topolski, Evelin Melina Tesseroli de Paula Dias, Maria Genovena Bordignon Esteves além do vereador Waldir Luiz Cortelli e do suplente de vereador Jose Gilson Lenczuk (Didi).

Outros partidos com representatividade em União da Vitória foram procurados, mas ainda não responderam ao Portal da Cidade. Assim que as informações forem repassadas, estarão sendo adicionadas na matéria.

**Via Portal da Cidade

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBF anuncia que jogos do Brasileiro retornam no dia 1º de junho

A Confederação Brasileira de Futebol anunciou na noite desta terça-feira (21) a data de retomada das partidas da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol masculino, que foi interrompido por causa das consequências das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o dia 26 de abril. A competição será reiniciada no dia […]

Viatura blindada do Batalhão de Porto União abre caminhos no RS

A viatura blindada especial de engenharia do 5° Batalhão de Engenharia e Combate Blindado está sendo uma grande ajuda para as famílias do Rio Grande do Sul. A viatura está realizando a desobstrução de muitas vias no Vale do Taquari e ampliando as possibilidades de locomoção da população afetada pela catástrofe no estado gaúcho. O […]

Pavimentação em Matos Costa

Na tarde de terça-feira, 21, foi assinada e entregue a ordem de serviço para a empresa ENGEMASS ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA, tendo como objeto a execução de terraplenagem, drenagem pluvial e pavimentação asfáltica, meio fio e sinalização, na Rua Tereza Cristina, trecho1 e 2, uma área de 1.770 metros quadrados, entre a Rodoviária de Matos […]