Finlândia continua sendo o país mais feliz do mundo em 2023; Brasil cai 11 posições » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Finlândia continua sendo o país mais feliz do mundo em 2023; Brasil cai 11 posições


22 de março de 2023

Ilustrativa/Istock

Na segunda-feira, 20, foi divulgado o Relatório Mundial de Felicidade 2023. O levantamento, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), colocou a Finlândia em primeiro lugar no ranking dos países mais felizes do mundo pelo sexto ano consecutivo. Por outro lado, o Brasil caiu 11 posições este ano, saindo da 38ª para a 49ª posição.

O relatório, que está em sua décima primeira edição, analisa seis indicadores principais: apoio social, renda, saúde, senso de liberdade, generosidade e ausência de corrupção de acordo com o desempenho obtido no último triênio, neste caso, de 2020 a 2022.

Para completar o ranking dos países mais felizes do mundo, o top 5 conta com a Dinamarca (2º), Islândia (3º), Israel (4º) e Holanda (5º). Em análise, percebe-se que a Europa se destaca com 4 países representantes no topo.

No outro extremo da lista, as duas últimas posições foram ocupadas pelo Líbano (136º) e Afeganistão (137º), que ocupa o último lugar pela terceira vez seguida.

América Latina

Na 23ª posição do levantamento geral, a Costa Rica é o país mais feliz da América Latina. Segundo o relatório da ONU, os países latino-americanos “têm avaliações médias de vida significativamente mais altas (em torno de 0,5 na escala de 0 a 10) do que o previsto pelo modelo”, em razão de uma série de fatores como características únicas da família e vida social.

Já os países da Ásia Oriental têm avaliações médias de vida abaixo do esperado pelas previsões, devido às “diferenças culturais na maneira como as pessoas pensam e relatam a qualidade de suas vidas”.

Brasil

Na primeira edição do ranking, divulgada em 2012, o Brasil ocupava o 25º lugar. Nos anos seguintes, foi avançando e chegou a alcançar a 17ª posição, em 2016. Deste ano em diante, a felicidade do brasileiro entrou em queda livre. A partir de 2017, o gigante da América do Sul ocupou as posições 22ª, 28ª em 2018, 32ª em 2019, 41ª em 2021 e 38º em 2022.

Apesar da queda abrupta deste ano, o Brasil segue à frente da Argentina (52º), mas está atrás do Uruguai (28º) e do Chile (35º), entre os países mais felizes da América do Sul.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]