O investimento previsto na obra é de R$ 31,6 milhões e a empresa tem o prazo de execução de 365 dias. Os serviços serão realizados em aproximadamente 850 metros.
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Um grupo de fiscais da empresa Strack Consultoria e Engenharia, acompanhados de fiscais do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) visitaram a obra de contenção e estabilização de taludes da PRC-466 e da PRC-476 em União da Vitória.
A vistoria ocorreu na tarde desta quinta-feira (09), quando os fiscais foram recepcionados pelo engenheiro civil e proprietário da Construtora Engemass, Cleverson Masnik, que repassou detalhes sobre o andamento da obra.
O Engenheiro Chefe do Escritório Regional do DER/PR, Fernando Martins, destacou o objetivo da visita, que analisou o desempenho de uma escavadeira fresadora solos, a qual irá atuar na remoção de rochas, sem a necessidade do uso de novos explosivos.
“Hoje, especificamente, a visita acompanhou o teste da escavadeira fresadora, a qual pode substituir os explosivos. Acompanhamos a visita que foi muito positiva e nos mostrou que a obra está bem encaminhada”, comentou o Engenheiro Chefe do Escritório Regional.
A obra de contenção e estabilização de taludes da PRC-466 e da PRC-476 está sendo feita de maneira emergencial após uma grande articulação do deputado estadual Hussein Bakri junto ao Governo do Paraná.
O investimento previsto na obra é de R$ 31,6 milhões e a empresa tem o prazo de execução de 365 dias. Os serviços serão realizados em aproximadamente 850 metros das duas rodovias, próximo à Ponte do Arco.
Estão previstos os serviços de escavação de material e demolição com escavadeira equipada com ferramenta especial para rocha no retaludamento do morro, e, em frente à ponte especificamente, o bate-choco, que é a remoção de blocos de rochas soltas utilizando maquinário e ferramentas, com plataforma articulada para serviços até 40 metros de altura, e guindaste para serviços a até 90 metros de altura.
O pé do talude será protegido com geotêxtil, seguido pela execução de enrocamento e aplicação de concreto projetado. Na PRC-476 também será construído um muro de impacto em gabião entre o talude e a pista. Nos dois trechos ainda serão implantados drenos sub-horizontais profundos na base do morro, para rebaixar o lençol freático e manter a estabilidade da estrutura rochosa.
Nas margens do Rio Iguaçu, serão executadas contenções em gabião, para controlar a erosão e melhorar a estabilidade das rodovias. E, por último, podem ser realizados serviços de recomposição do pavimento, drenagem e sinalização viária.
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