Fiscais visitam obra de contenção no morro do Dona Mercedes em União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Fiscais visitam obra de contenção no morro do Dona Mercedes em União da Vitória


9 de maio de 2024

O investimento previsto na obra é de R$ 31,6 milhões e a empresa tem o prazo de execução de 365 dias. Os serviços serão realizados em aproximadamente 850 metros.

Um grupo de fiscais da empresa Strack Consultoria e Engenharia, acompanhados de fiscais do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) visitaram a obra de contenção e estabilização de taludes da PRC-466 e da PRC-476 em União da Vitória. 

A vistoria ocorreu na tarde desta quinta-feira (09), quando os fiscais foram recepcionados pelo engenheiro civil e proprietário da Construtora Engemass, Cleverson Masnik, que repassou detalhes sobre o andamento da obra. 

O Engenheiro Chefe do Escritório Regional do DER/PR, Fernando Martins, destacou o objetivo da visita, que analisou o desempenho de uma escavadeira fresadora solos, a qual irá atuar na remoção de rochas, sem a necessidade do uso de novos explosivos. 

“Hoje, especificamente, a visita acompanhou o teste da escavadeira fresadora, a qual pode substituir os explosivos. Acompanhamos a visita que foi muito positiva e nos mostrou que a obra está bem encaminhada”, comentou o Engenheiro Chefe do Escritório Regional. 

A obra de contenção e estabilização de taludes da PRC-466 e da PRC-476 está sendo feita de maneira emergencial após uma grande articulação do deputado estadual Hussein Bakri junto ao Governo do Paraná. 

O investimento previsto na obra é de R$ 31,6 milhões e a empresa tem o prazo de execução de 365 dias. Os serviços serão realizados em aproximadamente 850 metros das duas rodovias, próximo à Ponte do Arco. 

Estão previstos os serviços de escavação de material e demolição com escavadeira equipada com ferramenta especial para rocha no retaludamento do morro, e, em frente à ponte especificamente, o bate-choco, que é a remoção de blocos de rochas soltas utilizando maquinário e ferramentas, com plataforma articulada para serviços até 40 metros de altura, e guindaste para serviços a até 90 metros de altura. 

O pé do talude será protegido com geotêxtil, seguido pela execução de enrocamento e aplicação de concreto projetado. Na PRC-476 também será construído um muro de impacto em gabião entre o talude e a pista. Nos dois trechos ainda serão implantados drenos sub-horizontais profundos na base do morro, para rebaixar o lençol freático e manter a estabilidade da estrutura rochosa.

Nas margens do Rio Iguaçu, serão executadas contenções em gabião, para controlar a erosão e melhorar a estabilidade das rodovias. E, por último, podem ser realizados serviços de recomposição do pavimento, drenagem e sinalização viária.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Tornado arrasa Rio Bonito do Iguaçu

A passagem de um tornado arrasou parte do município de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na tarde desta sexta-feira, por volta das 17h30. Construções foram destruídas, moradores ficaram sob escombros e carros foram revirados com a força do vento. O fenômeno climático deixou cinco mortos e 130 feridos, sendo 30 em estado […]

Bombeiros encerram buscas por possível queda de helicóptero em Canoinhas

Após cerca de seis horas de buscas, o Corpo de Bombeiros de Canoinhas informou no fim da tarde desta quinta-feira (6) que não foram encontrados indícios de queda de helicóptero na localidade de Taunay, área rural do município. As equipes utilizaram drones e percorreram uma extensa região de plantação de pinus, mas nenhum vestígio de […]

Saiba quem são os 4 homens que morreram após confronto com a Polícia na região

Um dos homens que foi a óbito se trata de Remi de Lima de 33 anos, morto no bairro Limeira. Com vários antecedentes criminais, ele era um dos suspeitos do crime que resultou na morte por engano de Everson Moreira, também conhecido como Sagui, ocorrido em março de 2024 em Porto União (deste crime ele foi […]