Desde a publicação do decreto 255/2021 no início da última semana pela Prefeitura de União da Vitória, às equipes de fiscalização juntamente com o 27º Batalhão da Polícia Militar, intensificaram os trabalhos para contenção do não cumprimento das medidas de segurança para a não proliferação do Coronavírus.
Durante a última semana, mais de 150 estabelecimentos comerciais de União da Vitória foram visitados e orientados sobre as novas medidas impostas pelo Poder Público para a diminuição dos casos de coronavírus no município. Um total de três eventos com aglomerações de pessoas foram verificados pelas equipes da fiscalização, onde mais de 60 multas foram aplicadas.
“Infelizmente as pessoas ainda não entenderam a gravidade do coronavírus, as festas, reuniões, confraternizações estão proibidas. Esta proibição se deve, para evitar a aglomeração e circulação das pessoas num mesmo ambiente. Onde há a circulação e aglomeração o vírus se propaga mais facilmente”, explica Angela Horbatiuk, responsável pela fiscalização municipal de União da Vitória, “Cabe frisar, que ninguém que foi multado, teve sua multa isenta ou perdoada. Houveram alguns comentários nas redes sociais sobre isso, mas, ninguém que recebeu a multa, teve ela retirada. Ainda não houve tempo hábil, para realizar a análise dos recursos de quem recorreu, que é um direito de todo cidadão recorrer daquilo que não acha que é correto. Mas até o presente momento, não houveram isenções nem perdões das multas aplicadas pelas equipes de fiscalização”, completa.
Durante esta semana, as equipes continuam seu trabalho de fiscalização durante manhã, tarde e ao toque de recolher, a fim de coibir qualquer descumprimento dos decretos vigentes, e para que desta forma diminuam os casos da COVID-19 e consequentemente a diminuição da superlotação das UTIs em nosso município. No período de 16 a 23 de maio União da Vitória registrou 381 novos casos de coronavírus e 7 pacientes vieram a óbito em decorrência da infecção.
Ouça a entrevista completa da coordenadora de fiscalização Angela Horbatiuk: