
Imagem de reprodução
A madrugada e o amanhecer desta segunda-feira (7), feriado de 7 de Setembro, foram marcados por frio intenso em Santa Catarina. Pelo menos 11 municípios registraram temperaturas abaixo de zero, segundo dados da Epagri/Ciram. A menor marca foi registrada em Bom Jardim da Serra, com -6,1°C, por volta das 4h, enquanto São Joaquim chegou a -5,9°C e Urupema, a -5,4°C. Também houve registro de geada em São Joaquim.
Além das três cidades com as temperaturas mais baixas, os termômetros ficaram abaixo de zero em Urubici (-3,5°C), Bocaina do Sul (-1,2°C), São José do Cerrito (-1,1°C), Campo Belo do Sul (-1°C), Palmeira (-0,2°C), Rio Rufino (-0,1°C), Ibiam (-0,1°C) e Água Doce (-0,1°C). Em Lages, a mínima foi de 0,54°C, enquanto Criciúma registrou 1,32°C e Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, teve mínima de 2,04°C.
Com altitudes que variam entre aproximadamente 900 e 1,5 mil metros, a Serra catarinense é conhecida pelas baixas temperaturas e pelos registros de geada e neve. São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra estão entre os municípios mais procurados durante os episódios de frio intenso, atraindo visitantes interessados nas paisagens congeladas e nas temperaturas negativas.



