Reivindicando melhorias nas condições de trabalho, todos os funcionários da 4ª Subdivisão Policial em União da Vitória, junto de outros setores policiais do Paraná, realizaram uma mobilização nesta segunda-feira, 3.
O investigador Maurício Marques, atuante há 11 anos na 4ª SDP, esclareceu que não se trata de uma greve e sim de uma mobilização a nível estadual. “Com propósito de trazer a sociedade algumas mazelas que nós estamos sofrendo a um certo tempo, tanto a polícia civil, quanto os demais órgãos de segurança pública do estado do Paraná”, colocou.
Um dos principais pontos que o movimento está buscando é a valorização da categoria, que consiste na recomposição dos quadros que vem sendo defasados nos últimos anos e, principalmente, na valorização do salário.
De acordo com Marques os servidores públicos estaduais estão há cerca de cinco anos sem qualquer tipo de revisão salarial. “Isso causa uma perda muito elevada dos vencimentos e resulta em ineficiência e descontentamento dos próprios policiais”, disse. Com o efetivo reduzido, o atendimento aos municípios que a comarca de União da Vitória cobre, acabam sendo prejudicados.
Nesta segunda-feira os atendimentos estão sendo realizados apenas em casos específicos. “A população não vai ficar sem atendimento nesses casos urgentes”, enfatizou Marques. Esta mobilização é apenas no dia de hoje, mas o investigador coloca que, posteriormente, outras podem vir a ser realizadas, pois o objetivo é fazer tratativas com o Estado.
Acompanhe a entrevista na íntegra: