Funcionários da Celesc encerram greve após acordo entre empresa e sindicatos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Funcionários da Celesc encerram greve após acordo entre empresa e sindicatos


16 de agosto de 2024

Isabel Stafin/JMais

A paralisação dos funcionários da Celesc chegou ao fim nesta quinta-feira, 15, em todo o Estado. Representados pelos sindicatos, os trabalhadores aprovaram uma proposta juntamente com a diretoria.

O acordo firmado entre sindicatos e diretoria manteve os mesmos moldes da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2023, onde o valor máximo global atingível não muda, podendo alcançar até R$ 56 milhões.

Segundo os líderes sindicais, a nova proposta do PLR favoreceria um pequeno grupo de funcionários, em detrimento dos demais. Também foi incluída uma cláusula específica sobre os efeitos da implantação do Projeto Conecte, com destaque nos indicadores de maio, junho e julho deste ano.

Ao Riomafra Mix, o diretor do Sindicato dos Eletricitários do Norte de Santa Catarina (Sindinorte), Ailton Communelo, informou que, assim como em todo o Estado, os funcionários de Mafra também retomaram os trabalhos.

“A partir das 13 horas, as atividades da Celesc voltaram ao normal. Queremos agradecer a toda a população pelo apoio ao nosso movimento. Estamos à disposição para oferecer o melhor serviço à comunidade”, pontuou.

O QUE DIZ A CELESC

Em nota, a Celesc confirmou as negociações e o acordo para o fim da paralisação.

“A diretoria da Celesc se reuniu nesta quarta-feira, 14, com os sindicatos da Intercel para continuar as negociações referentes à Participação nos Lucros e Resultados de 2024. As duas partes chegaram a uma nova proposta, que foi colocada pela Intercel em votação para os empregados na manhã desta quinta-feira, 15.

Com a aprovação da categoria, a greve chega ao fim.

A proposta acordada para a distribuição da PLR mantém os mesmos moldes de 2023. O valor máximo global atingível será mantido, adotando o INPC-IBGE 2023 como índice de correção, podendo alcançar até R$ 56 milhões, com base no atingimento de todas as metas convencionadas.

A manutenção da estrutura do ano anterior inclui as três parcelas de distribuição (Parcela Base, Parcela Adicional e Parcela Lucro) com os mesmos indicadores, critérios de cálculo e percentuais de distribuição no que tange à linearidade e à proporcionalidade, bem como datas, rubricas e elegibilidade.

Foi incluída uma cláusula específica para avaliação dos efeitos da implantação do Projeto Conecte com destaque nos indicadores durante os meses de maio, junho e julho de 2024”.

SERVIÇO

Durante a semana, a Celesc destacou que mais de 20 serviços da empresa podem ser feitos online, sem sair de casa.

“A 2ª via da fatura pode ser solicitada pelo WhatsApp (48) 99860-0067, no Aplicativo ou Agência Web, onde também podem informar falta de energia, pedir ligação nova, troca de titularidade e outros 20 serviços. Já no 0800 048 0120 podem solicitar serviços e tirar dúvidas 24 horas por dia, sete dias por semana. Se precisarem de atendimento emergencial, o telefone é 0800 048 0196. Saiba mais em www.celesc.com.br“, concluiu a empresa.

**Via RioMafra Mix

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação fizeram o Banco Central (BC) elevar os juros pela primeira vez em mais de dois anos. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,25 ponto percentual, para 10,75% ao ano. A decisão era esperada […]

Fumaça provocada por queimadas deve aumentar no Paraná, e qualidade do ar se agrava nos próximos dias

A fumaça que tomou conta do céu e deixou o ar contaminado por partículas oriunda das queimadas no Norte do País devem retornar. A previsão é do meteorologista Lizandro Jacóbsen do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e tem como base as imagens de satélite que mostram a direção dos ventos. Jacóbsen […]

Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

Levantamento feito pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que o horário de verão é bem-visto pela maioria das pessoas. De acordo com a pesquisa, feita com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano. Deste total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao […]