A montagem da Biblioteca e Museu Histórico Professor Aniz Domingos foi iniciada na tarde de segunda-feira, 6. O trabalho é realizado pela equipe da Fundação Municipal de Cultura de União da Vitória, juntamente com a professora Alzira Domingos.
O diretor presidente da Fundação de Cultura, Delbrai Augusto Sá, conta que a inauguração do espaço está prevista para o mês de julho, quando serão realizadas duas exposições.
Uma é sobre o Contestado, que será coordenada pelo Cosem (Coordenação do Sistema Estadual de Museus). E para realizar a curadoria do museu local, a museóloga do Cosem, Sueli Dershmeyer estará em União da Vitória, entre os dias 20 e 24 de maio. Outra exposição será do artista plástico, Carlos Gioppo.
De acordo com Delbrai, o material que fará parte do museu é oriundo do arquivo municipal, que até então estava situado no prédio da Fundação de Cultura.
O vice prefeito, Jair Brugnago, que é professor, ressalta a importância do espaço, principalmente, para o cumprimento das metas e dos objetivos de aprendizagem na escola, de modo a aumentar e diversificar o ambiente de conhecimento dos estudantes. “O contato com estes locais contribui para o enriquecimento cultural e social”, enfatiza.
O prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, observa que, a Biblioteca e Museu Histórico Professor Aniz Domingos é mais um local que vai proporcionar o acesso à cultura para a população.
Pedro Ivo, bem como Jair, agradecem a professora Alzira, pelo investimento realizado no município.
Biblioteca e Museu Histórico Professor Aniz Domingos
O espaço cultural está localizado na rua Prudente de Moraes, próximo ao Cartório Eleitoral de União da Vitória. O terreno para a construção da Biblioteca e Museu Histórico Professor Aniz Domingos foi doado pela prefeitura. Já a obra, orçada em cerca de R$ 500 mil, é arcada pela professora Alzira.