Com o objetivo de unir os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali) organizou passeata alusiva ao Dia Mundial de Combate à Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) – 1º de dezembro – pelas ruas de União da Vitória. Equipes do Programa Estratégia da Saúde e profissionais da Fundação Municipal de Saúde (Fusa) de União da Vitória participaram da caminhada. Em seguida, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus União da Vitória, foi realizada a entrega de premiação do concurso de paródias alusivas à doença.
A diretora superintendente da Fusa, Margarete Olivo, ressaltou a importância de trabalhar políticas públicas ligadas à juventude para reforçar a divulgação sobre a Aids e buscar o controle da doença. “Esse trabalho com crianças e adolescente é muito importante”, destacou em referência a promoção do concurso de paródias que premiou alunos do ensino médio e fundamental com tablets. De acordo Margarete, além da premiação o fato de conscientizar sobre a necessidade de se proteger é fundamental. “Dentro do município, por iniciativa do prefeito Pedro Ivo Ilkiv temos se empenhado para ampliar a prevenção de várias doença, no caso da Aids disponibilizamos o teste rápido e tratamos os infectados”, explicou.
A passeata teve participação da Fanfarra Eugenio Schwegler do Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis de Porto União (SC) e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Margarte Olivo participou da premiação do concurso de paródias e representou o prefeito Pedro Ivo. Em União da Vitória 22 pacientes são soro positivo, que tem o vírus mais ainda não desenvolveram, e 85 pessoas, com a doença, estão em tratamento.