Gaeco deflagra operação para apurar suposta lavagem de dinheiro no IMA de Canoinhas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Gaeco deflagra operação para apurar suposta lavagem de dinheiro no IMA de Canoinhas


28 de novembro de 2024

Gaeco deflagra operação para apurar suposta lavagem de dinheiro no IMA de Canoinhas. Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 27, a Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Canoinhas e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em apoio à 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Canoinhas, deflagraram a operação “Ouro Verde”, em investigação que apura crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro que teriam sido praticados pela ex-coordenadora regional do Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Canoinhas, entre os anos de 2016 e 2021, Francine Nader.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e mais uma apreensão e recolhimento de veículo. O cumprimento das ordens judiciais de busca e apreensão, expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Canoinhas, ocorreu em três municípios catarinenses, localizados no Planalto Norte (Mafra e Canoinhas) e no Litoral do Estado. A reportagem apurou que não houve mandados cumpridos em escritórios do IMA.

O nome da operação faz alusão ao termo utilizado para se referir a recursos naturais que têm um alto valor econômico. A operação conta com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina.

A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

Francine disse à reportagem que reitera sua integridade e idoneidade, mas que vai se inteirar do assunto e conversar com seu advogado para, então, emitir uma nota.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina disse em nota que “tomou conhecimento das informações divulgadas pelo MPSC, e comunica que a ocorrência não está relacionada a atual gestão. Seguiremos à disposição do MPSC e da polícia para auxiliar na investigação.”


GAECO
O Gaeco é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

**JMais

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Morre, aos 104 anos, em São João do Triunfo, o ex-expedicionário da Segunda Guerra Mundial

O ex-expedicionário da Segunda Guerra Mundial, Orlandino Bueno da Silva, até então considerado o único ex-combatente da Força Aérea Brasileira (FAB), morreu aos 104 anos, na madrugada deste sábado (4), em São João do Triunfo. O velório acontece na residência de familiares em Água Comprida, São João do Triunfo e o sepultamento será após missa na […]

Saiba idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria em 2025

Para saber quando será o momento de se aposentar, o trabalhador precisa estar atento às regras estipuladas pela Reforma da Previdência aprovada em 2019. Para a aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima foi elevada em seis meses. Neste ano de 2025, a mulher precisaria ter 59 anos e 30 anos de tempo de […]

Sanepar investe R$ 431 milhões em municípios dos Campos Gerais e Centro-Sul do Paraná

O ano de 2024 marcou a realização de importantes investimentos na ampliação de estruturas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário nestas regiões Em 2024, a Sanepar realizou grandes obras em sistemas de água e de esgoto na região Sudeste, que abrange municípios dos Campos Gerais e do Centro-Sul do estado. São R$ 431 […]