Gaeco deflagra operação para apurar suposta lavagem de dinheiro no IMA de Canoinhas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Gaeco deflagra operação para apurar suposta lavagem de dinheiro no IMA de Canoinhas


28 de novembro de 2024

Gaeco deflagra operação para apurar suposta lavagem de dinheiro no IMA de Canoinhas. Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 27, a Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Canoinhas e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em apoio à 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Canoinhas, deflagraram a operação “Ouro Verde”, em investigação que apura crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro que teriam sido praticados pela ex-coordenadora regional do Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Canoinhas, entre os anos de 2016 e 2021, Francine Nader.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e mais uma apreensão e recolhimento de veículo. O cumprimento das ordens judiciais de busca e apreensão, expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Canoinhas, ocorreu em três municípios catarinenses, localizados no Planalto Norte (Mafra e Canoinhas) e no Litoral do Estado. A reportagem apurou que não houve mandados cumpridos em escritórios do IMA.

O nome da operação faz alusão ao termo utilizado para se referir a recursos naturais que têm um alto valor econômico. A operação conta com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina.

A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

Francine disse à reportagem que reitera sua integridade e idoneidade, mas que vai se inteirar do assunto e conversar com seu advogado para, então, emitir uma nota.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina disse em nota que “tomou conhecimento das informações divulgadas pelo MPSC, e comunica que a ocorrência não está relacionada a atual gestão. Seguiremos à disposição do MPSC e da polícia para auxiliar na investigação.”


GAECO
O Gaeco é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

**JMais

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


61º Aniversário de Porto Vitória movimenta município

As comemorações pelo 61º aniversário de Porto Vitória movimentam a cidade neste fim de semana com mais uma edição especial da tradicional Feira da Lua, realizada na Rua Pedro Scheid, em frente aos Correios. A programação começa hoje, com a abertura oficial às 18h, seguida de um show da Banda Tulipa às 19h, marcando o […]

Porto União  realiza último chamamento para o Memorial dos Ferroviários

A Prefeitura de Porto União divulgou o último chamamento para atualização da lista de homenageados que farão parte do Memorial dos Ferroviários. A relação revisada já está disponível no site oficial do município, permitindo que familiares e interessados verifiquem se o nome do ferroviário aposentado que atuou em Porto União está incluído no registro histórico. […]

Cruz Machado terá audiência pública para assinatura de convênio de pavimentação com Inácio Martins

O município de Cruz Machado recebe, nesta quinta-feira (4), uma audiência pública que marca um importante avanço para a infraestrutura regional. O encontro, convocado pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Hussein Bakri, terá como pauta a assinatura da ata de formalização do convênio para a pavimentação asfáltica entre Cruz Machado […]