Girassol mais pesado do mundo entra para livro de recordes; veja imagens » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Girassol mais pesado do mundo entra para livro de recordes; veja imagens


6 de março de 2023

Fotos: CNN

A família Fortey de Cwmbran, no País de Gales, no Reino Unido, cultivou a cabeça de girassol mais pesada do mundo – pela segunda vez. A planta pesa 6,44 kg – aproximadamente o mesmo que três tijolos, dois bebês recém-nascidos ou o tamanho mais comum de uma bola de boliche. A peça supera em 1,23 kg o feito anterior de 2021 e entra para o Livro dos Recordes.

Kevin Fortey, de 44 anos, cultivou o girassol com a ajuda de seu irmão Gareth, do filho Jamie e da mãe Marjorie. “Fiquei chocado com o peso dessa flor monstruosa”, disse ele ao Livro dos Recordes.

O girassol foi plantado durante uma onda de calor no final de maio e colhido em outubro. Ele cresceu por pouco mais de 20 semanas, atingindo uma altura de 3,35 metros.

A semente usada era da linha de sementes da família Fortey, que tem “mais de 100 anos”, de acordo com Fortey. Chamado de “Fortey Giant Sunflower”, foi originalmente criado na fazenda da família de seu pai em Suffolk e depois levado para o País de Gales.

Além de usar uma semente especial, a família domina a arte de cultivar girassóis de tamanho considerável. Antes do plantio, eles testam o nível de pH do solo e verificam se há alguma deficiência de nutrientes.

Eles também usam uma variedade de suplementos para melhorar a saúde e o crescimento das plantas, como adubos verdes, inoculante de enraizamento orgânico, chá de compostagem e uma mistura de guano (excremento de morcego) com alto teor de potássio.

“Cultivar qualquer planta requer tempo, dedicação, comprometimento, experiência e habilidade. Os girassóis de cabeça mais pesada precisam de uma estrutura melhor planejada para crescer, pois o peso das cabeças não poderia ser cultivado sem alguma forma de suporte”, diz Fortey.

Um grande cano de água também foi inserido no solo próximo ao caule, que foi usado para estimular as raízes a ampliar sua busca por água durante os estágios iniciais. Durante o resto das 20 semanas, eles nunca regaram o girassol à mão. Em vez disso, suas plantas eram alimentadas uma vez a cada 12 horas por um sistema de gotejamento ligado a um temporizador de bateria.

Este é o oitavo título do Guinness World Records que a família Fortey conquistou, e ainda detém quatro deles:

  • Maior folha de girassol: 68 x 87 cm
  • Beterraba mais pesada: 23,99 kg
  • Planta de batata mais alta: 2,84 m
  • Cabeça de girassol mais pesada: 6,44 kg

**CNN

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Abertura da Festa do Lambari em Porto Vitória acontece neste sábado

A 16º edição da Festa do Lambari de Porto Vitória está cada vez mais perto. A prefeita Marisa Ilkiu convida a população e fala sobre as atrações. Amanhã, às 10h da manhã, a abertura oficial acontece com a presença de várias autoridades, além de diversas atrações durante o dia. Mais informações sobre as atrações e […]

MEC realizará pesquisa sobre alfabetização em 10 cidades de Santa Catarina, incluindo Irineópolis

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira, 22, que pretende criar uma nova política nacional de alfabetização de crianças, e para isso, irá realizar uma pesquisa com profissionais da área, professores e representantes das secretarias municipais de educação, no programa chamado Alfabetiza Brasil. Irineópolis está entre as 10 cidades catarinenses que participarão da pesquisa, […]

Prefeitura e Sanepar se reúnem para esclarecer situação de falta de água em General Carneiro

Nesta quarta-feira, 23, a Prefeitura de General Carneiro realizou uma reunião para debater sobre a situação da falta de água no município e esclarecer as principais questões referentes à situação. No momento, participaram o prefeito, Joel Ferreira, o vice-prefeito, Celio Garbin, os vereadores Algeu, Hélio, Joarilso, Ossimal, Alcemir, Natalício e Sandra, o gerente regional da […]