Por volta das 19h30 desse sábado, 9, a Polícia Militar recebeu um pedido de auxílio da secretaria de Saúde de Porto União que informou que havia recebido uma ligação de um homem. Ele estaria na cidade de Anhanduí, em Mato Grosso do Sul, e relatou que sua irmã e cunhado teriam falecido em um acidente de trânsito e uma criança de 6 anos, sua sobrinha, havia sobrevivido.
Inicialmente o homem pediu o valor de R$1.200 pois precisava do dinheiro para retornar até Porto União com a sobrinha que sobreviveu e que o translado dos corpos seria feito pela funerária São Judas Tadeu, da cidade de Anhanduí. Posteriormente ligou e pediu o valor de R$500. A solicitante fez contato no 190, pois suspeitava de um golpe. O COPOM fez contato com os números repassados pela secretária de Saúde para obter mais informações, porém todos que mantinham o contato repassavam informações com respostas subjetivas.
Foi então realizado contato com a Polícia Militar da cidade de Anhanduí, a qual informou que não teve conhecimento de nenhum acidente de trânsito ocorrido na sexta-feira, 8, e que frequentemente a situação desse tipo de golpe ocorre. Diante das informações colhidas e por se tratar em tese de uma tentativa de estelionato, foi gerado o boletim de ocorrência.