Porto União recebeu a visita do governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, e do secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, na tarde de quinta-feira, 16, onde conversou com o prefeito Anízio de Souza, vice-prefeito Aloisio Salvatti, autoridades, empresários e lideranças comunitárias. A cerimônia aconteceu na Associação Empresarial de Porto União (ACIPU).
O prefeito Anizio de Souza destacou que esse é um momento de parceria, muito importante para Porto União. “Esse encontro de hoje é resultado da nossa audiência em Florianópolis, no início de janeiro com o governador João Raimundo Colombo. Apresentamos os projetos que Porto União precisa e acreditamos que os nosso pedidos serão atendidos”, falou Souza.
O prefeito aproveitou o momento para fazer alguns pedidos como um britador móvel. “Utilizaremos esse maquinário para cuidarmos das nossas estradas rurais. Temos 1500 quilômetros de estradas no nosso interior e queremos oferecer uma estrutura boa para os produtores rurais”, afirmou o prefeito.
Agradecendo desde já pelo anúncio que o governador faria o prefeito disse ainda “Estamos buscando obras para o município e queremos contar com o apoio do Governo do Estado sempre”.
O secretário de infraestrutura Valdir Cobalchini afirmou que a federalização da SC 280 está sendo oficializada. “Após a federalização já temos garantidos recursos para o ano que vem, onde será feita uma grande obra de melhoria no trecho Porto União – Canoinhas”. Dentro desse projeto ainda está o desvio da 280 do centro da cidade.
Sobre a pavimentação de Lança a Santa Cruz do Timbó, Cobalchini destacou que a obra terá andamento e será finalizada. Outra obra garantida pelo secretário é a melhoria na SC 135, antiga 302, ligando Porto União a Matos Costa. Ele anunciou tambem a liberação dos recursos para a recuperação asfáltica do acesso ao distrito Industrial.
O governador Pinho Moreira anunciou a liberação de recursos no valor de R$ 1,5 milhão para obras de infraestrutura no município, isso a fundo perdido, sem contrapartida do municipio.
“Vou levar ao governador Colombo os demais pedidos, pois é ele que tem o poder de decisão e queremos sempre ajudar Porto União a crescer”, destacou Pinho Moreira.
Sobre o projeto de redução do ICMS, solicitação feita pelo prefeito, vice-prefeito Aloisio Salvatti e presidente da Associação Empresarial, Solimar Haiduk, foi esclarecido que há a ncessidade da criação de uma comissão de oito pessoas do município para uma reunião direta com o governador João Raimundo Colombo e secretário da Fazenda do Estado para que o problema seja encaminhado oficialmente para a Assembleia Legislativa. Essa reunião acontecerá no máximo em 15 dias.
Estiveram presentes os deputados Antonio Aguiar, secretário de Estado da Casa Civil em exercício, Luciano Veloso Lima, secretário de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Calikoski, e outras autoridades.