Governo edita MP que concede abatimento de até 92% em dívidas do Fies » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Governo edita MP que concede abatimento de até 92% em dívidas do Fies


5 de janeiro de 2022

A Medida Provisória 1090/21 beneficia os alunos que aderiram ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até o segundo semestre de 2017. A MP, publicada em 30 de dezembro no Diário Oficial da União, permite abatimento de até 86,5% nas dívidas de estudantes. O desconto pode aumentar para 92% caso o devedor esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Os alunos com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias na data da publicação da medida podem ter desconto de 12% no pagamento à vista, ou parcelar o débito em 150 meses, com perdão dos juros e das multas. Quando o débito passar de 360 dias, podem se aplicar os descontos de 86,5% e 92%.

Para aderir à renegociação da dívida do Fies, o estudante terá que procurar os canais de atendimento que serão disponibilizados pelos agentes financeiros.

Inadimplência
Segundo o governo, o objetivo é reduzir o índice de inadimplência do Fies, que aumentou em razão da pandemia da Covid-19. Calcula-se que o valor das dívidas em atraso atinja R$ 6,6 bilhões. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), há mais de 1 milhão de estudantes com atrasos superiores a 90 dias no Fies. Também de acordo com o governo, a medida não terá impacto fiscal, pois trata de débitos que são considerados irrecuperáveis.

A Lei 14.024/21 havia suspendido temporariamente as obrigações financeiras com o Fies durante o período de vigência do estado de calamidade pública causado pela pandemia, reconhecido pelo Decreto Legislativo 6/20.

Propostas
Câmara e Senado analisam propostas de anistia ou refinanciamento das dívidas do Fies. O Projeto de Lei 1133/21, que prorroga até o fim de 2022 a suspensão temporária das obrigações financeiras dos estudantes beneficiários do Fies, foi aprovado no Senado e aguarda votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

O PL 4093/21 estabelece “anistia total e irrestrita” dos débitos com o Fies. Já o PL 3403/21 estende a suspensão de pagamentos até 30 de junho de 2022. Ambos são oriundos do Senado, onde tramitam também os PLs 1841/21, 4038/21 e 4076/21.

Na Câmara, tramitam o Projeto de Lei 5510/20, que dispensa os estudantes beneficiários do Fundo, além de outras seis propostas: PL 5511/20, PL 5520/20, PL 5130/20, PL 5325/20, PL 44/21 e PL 68/21.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Abertura da Festa do Lambari em Porto Vitória acontece neste sábado

A 16º edição da Festa do Lambari de Porto Vitória está cada vez mais perto. A prefeita Marisa Ilkiu convida a população e fala sobre as atrações. Amanhã, às 10h da manhã, a abertura oficial acontece com a presença de várias autoridades, além de diversas atrações durante o dia. Mais informações sobre as atrações e […]

MEC realizará pesquisa sobre alfabetização em 10 cidades de Santa Catarina, incluindo Irineópolis

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira, 22, que pretende criar uma nova política nacional de alfabetização de crianças, e para isso, irá realizar uma pesquisa com profissionais da área, professores e representantes das secretarias municipais de educação, no programa chamado Alfabetiza Brasil. Irineópolis está entre as 10 cidades catarinenses que participarão da pesquisa, […]

Prefeitura e Sanepar se reúnem para esclarecer situação de falta de água em General Carneiro

Nesta quarta-feira, 23, a Prefeitura de General Carneiro realizou uma reunião para debater sobre a situação da falta de água no município e esclarecer as principais questões referentes à situação. No momento, participaram o prefeito, Joel Ferreira, o vice-prefeito, Celio Garbin, os vereadores Algeu, Hélio, Joarilso, Ossimal, Alcemir, Natalício e Sandra, o gerente regional da […]