As roupas, toucas e sapatinhos confeccionados pelas integrantes do grupo de terceira idade do Pé da Serra já estão fazendo a diferença no enxoval e na vida das gestantes atendidas pelo CRAS. Iniciativa da secretaria municipal de assistência social, o projeto “Tricotando com amor, unindo gerações” valoriza o talento das voluntárias da terceira idade, que entregam peças feitas com qualidade e carinho para manter os bebês confortáveis e aquecidos.
Dona Luciane Farias já recebeu seu kit natalidade com itens de higiene e cuidados para a mamãe e o bebê. “Ajuda bastante, é muito bom. Vem bastante coisa que a gente não tem condições de comprar”, conta a gestante que daqui algumas semanas dará à luz a sua quinta filha, que vai se chamar Prisciani.
A secretária de assistência social, Vera Lúcia Cubas, conta que o projeto desenvolvido em conjunto com a coordenação dos grupos de terceira idade já tem apresentado bons resultados. “É uma parceria que está dando certo e já proporcionou a entrega de 18 kits. Nós fornecemos o material e as integrantes do grupo de terceira idade do Pé da Serra confeccionam as roupas, toucas e sapatinhos. As peças são maravilhosas, feitas com muito capricho e criatividade. O projeto é uma forma de unir gerações em prol do bem comum”, comenta a secretária.
O auxílio eventual de natalidade tem como objetivo a proteção à infância e a maternidade no contexto da política de Assistência Social. “As gestantes que se enquadram nos critérios estabelecidos pela legislação municipal recebem uma banheira de plástico, fraldas, produtos de higiene e de cuidado para mães e bebês, além das roupas em tricô confeccionadas pelas voluntárias. Essa ação conjunta, entre a terceira idade, nossa equipe técnica e as famílias que recebem os kits contribui para tornar os laços de afetividade entre as gerações mais estreitos e fortalecidos”, explica a coordenadora do CRAS, Juliana Portes.