Guinness Book: Com 115 anos, María Branyas Morera é a mulher mais velha do mundo » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Guinness Book: Com 115 anos, María Branyas Morera é a mulher mais velha do mundo


31 de janeiro de 2023

Guinness Book: Com 115 anos, Maria Branyas Morera é a mulher mais velha do mundo – Foto: Redes Sociais / Reprodução ND

Guinness World Records divulgou na quinta-feira (26), quem é a pessoa viva mais velha do mundo e trata-se de María Branyas Morera, de 115 anos. O título é concedido após o falecimento da freira francês Lucile Randon, que morreu aos 118 anos no dia 17 de janeiro.

Segundo o Guinness, María nasceu em San Francisco, Califórnia, no dia 4 de março de 1907, um ano após a imigração dos pais dela para os EUA. Depois de oito anos, a família voltou para a Espanha e permaneceu na região de Catalunha.

Ela se casou com um médico espanhol em 1931, com quem tem três filhos, 11 netos e 13 bisnetos.

Registro do casamento de María – Foto: Redes Sociais / Reprodução ND

No dia 21, em uma série de postagens no Twitter, rede social que utiliza com a ajuda da filha, a mulher mais velha do mundo falou sobre a surpresa pelo interesse das pessoas e que se sentiu grata, mas destacou que não quer dar mais entrevistas.

“Moro na Residência Tura há 22 anos e não quero que o dia a dia dos residentes ou dos funcionários que nos atendem mude”, diz o tweet.

María sobreviveu às duas Guerras Mundias, à Guerra Civil Espanhola, à pandemia da gripe espanhola e, recentemente, à da Covid-19. O Guinness ainda diz que ela contraiu o vírus algumas semanas após seu aniversário de 113 anos, mas que a recuperação ocorreu normalmente em poucos dias.

**ND+

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Resolução do Conselho Monetário Nacional traz mudanças em restrições ambientais para produtores rurais

Produtores Rurais que enfrentavam dificuldades por conta de embargos em suas propriedade agora podem celebrar mais uma conquista. O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou a Resolução 5193, publicada pelo Conselho Monetário Nacional em 19 de dezembro de 2024, que traz mudanças significativas para quem lida com restrições ambientais. “Essa conquista é fruto de muita […]

Paraná consolida liderança no Ideb e reforça protagonismo no cenário nacional em 2024

O desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um grande marco da Educação do Paraná em 2024. O Estado consolidou sua liderança no Ideb e reforçou o protagonismo no cenário nacional. Os dados divulgados em agosto pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) […]

Retrospectiva 2024: SC aportou mais de R$ 1,2 bilhão em incentivo hospitalar e cirurgias eletivas

O Governo do Estado, comprometido com a redução da fila e do tempo de espera por cirurgias eletivas, deu início este ano a uma série de ações na Saúde. Entre elas, o Programa de Valorização dos Hospitais garantiu um aumento de incentivo fixo às unidades, chegando a R$ 683 milhões. Além disso, a Tabela Catarinense de […]