História do Acervo de Zito é aberto no Castelinho em Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

História do Acervo de Zito é aberto no Castelinho em Porto União


10 de julho de 2014

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Exposição do Acervo Histórico particular de José Zito Alves, mais conhecido por “Seu Zito”, abriu nesta quarta-feira, 9, e ficará aberta para visitação até o dia 31 na da Casa Cultural Aníbal Khury (Castelinho) das 8h30 às 17h30. A abertura foi realizada às 19h30 e contou com a presença da comunidade, principalmente de amigos do expositor. O prefeito Anízio de Souza e o vice-prefeito Aloísio Salvatti estão em viagem à Brasília e foram representados pelo diretor de cultura, da Secretaria de Cultura e Turismo, Ari Passos. Além de colecionador, Seu Zito restaura peças antigas, como o violão pertencente a Orlando Milis, que hoje se encontra em exposição permanente no Castelinho.

A exposição tem peças restauradas por Zito, que conta um pouco da história das cidades e seus imigrantes, pois foram usadas por eles e seus filhos no dia-a-dia. Algumas peças são verdadeiras relíquias, como um castiçal esmaltado pertencente à família do fundador das cidades Coronel Amazonas de Araújo Marcondes.

“Estão expostas aqui peças de diferentes usos e instrumentos como uma ferramenta para se pilhar madeiras, balança para pesar crianças quando nasciam e algumas coisas importantes como objetos de cozinha, aquecedor a álcool e a querosene, que antigamente era usado como fogão. O que me chamou a atenção são peças da época da Guerra do Contestado. São coisas boas e o mais importante é que as crianças e jovens que vierem ver a exposição saberão um pouco de como era as ferramentas usadas antigamente”, falou a coordenadora do Castelinho, Terezinha Wolf.

Para o expositor, a ideia de trazer os objetos para uma exposição foi mostrar um pouco da história de cada objeto e de seus antigos proprietários. “Eu queria não só mostrar a história de minha família, mas a história de muitas pessoas que eu não tive a oportunidade de conhecer, mas estão aqui presentes e vivos nas memórias desses itens. Cada peça que está aqui tem uma história. Não existe futuro sem passado”, explicou Seu Zito.

 

Quem é Seu Zito:

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

 

Nasceu no dia 7 de junho de 1967, em Rio dos Pardos – Porto União.

Terceiro dos quatro filhos do casal Pedro e Isabel Alves.

Estudou na Escola Municipal Lajeado das Antas. Até os 11 anos trabalhou na roça. Em 1978 veio com a família para o bairro São Pedro em Porto União, onde reside até hoje. Casado com Maria De Lourdes Furquim dos Santos, professora pedagógica do Município de Porto União.

“Zito”, como é chamado, trabalha atualmente na Secretaria Municipal Educação deste município.

Faz questão de dizer que segue os caminhos traçados por seu pai quanto a valores morais, cívicos e religiosos, que todo o cidadão tem obrigação de vivenciar na vida de uma comunidade.

Autodidata, toca violão, viola, acordeon e canta. É um preservador da memória, pois seu hobby é restaurar e colecionar peças antigas. Tem um acervo eclético, produto de presentes, coisas encontradas até mesmo no lixo e que ele com todo o carinho recolhe e preserva.

No Castelinho, “Seu Zito”, restaurou o violão que pertenceu ao professor Orlando Milis, músico por muitos anos lecionando com esse mesmo instrumento, inclusive criando um solo cifrado, até hoje utilizado por seus ex-alunos para lecionar.

Dona Isabel Alves, mãe de Seu Zito, ao 87 anos, fez questão de ver a exposição do filho. Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Dona Isabel Alves, mãe de Seu Zito, aos 87 anos, fez questão de ver a exposição do filho.
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Aparelho que toca o tradicional Disco de Vinil. Foo: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Aparelho que toca o tradicional Disco de Vinil.
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Um dos instrumentos musicais do acervo de Seu Zito. Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Um dos instrumentos musicais do acervo de Seu Zito.
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

História do Acervo de Zito é aberto no Castelinho em Porto União 10.07.2014 05

Violão, Gaita e muitos outros instrumentos fazem parte do acervo de Seu Zito.
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Aparelho de Discp de Vinil e um toca fica com gravador de voz. Foto: Marciel Borges

Aparelho de Disco de Vinil e um toca fita com gravador de voz.
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Diversos instrumentos feito de ferro. Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Diversos instrumentos feito de ferro.
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Londrina e Athletico empatam no primeiro jogo da semifinal do Paranaense

Foto:Rafael Martins/RVAC Em jogo movimentado, Londrina e Athletico empataram por 2 a 2, na noite deste domingo (15), no Estádio do Café, no primeiro jogo da semifinal do Paranaense 2026. Diante de 11.322 torcedores, o Londrina abriu o placar com André Luiz, no primeiro tempo. O Furacão, que jogou com o time aspirante, virou ainda […]

Casos de chikungunya crescem em Santa Catarina

Santa Catarina registra um avanço preocupante nos casos de chikungunya neste início de 2026. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que, entre janeiro e fevereiro, foram contabilizados 43 casos prováveis da doença em meio a 78 notificações — número mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando houve 20 […]

Brasil conquista a primeira medalha nas Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história é o  primeiro esquiador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. E foi de ouro! A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E logo a dourada. O […]