A Exposição do Acervo Histórico particular de José Zito Alves, mais conhecido por “Seu Zito”, abriu nesta quarta-feira, 9, e ficará aberta para visitação até o dia 31 na da Casa Cultural Aníbal Khury (Castelinho) das 8h30 às 17h30. A abertura foi realizada às 19h30 e contou com a presença da comunidade, principalmente de amigos do expositor. O prefeito Anízio de Souza e o vice-prefeito Aloísio Salvatti estão em viagem à Brasília e foram representados pelo diretor de cultura, da Secretaria de Cultura e Turismo, Ari Passos. Além de colecionador, Seu Zito restaura peças antigas, como o violão pertencente a Orlando Milis, que hoje se encontra em exposição permanente no Castelinho.
A exposição tem peças restauradas por Zito, que conta um pouco da história das cidades e seus imigrantes, pois foram usadas por eles e seus filhos no dia-a-dia. Algumas peças são verdadeiras relíquias, como um castiçal esmaltado pertencente à família do fundador das cidades Coronel Amazonas de Araújo Marcondes.
“Estão expostas aqui peças de diferentes usos e instrumentos como uma ferramenta para se pilhar madeiras, balança para pesar crianças quando nasciam e algumas coisas importantes como objetos de cozinha, aquecedor a álcool e a querosene, que antigamente era usado como fogão. O que me chamou a atenção são peças da época da Guerra do Contestado. São coisas boas e o mais importante é que as crianças e jovens que vierem ver a exposição saberão um pouco de como era as ferramentas usadas antigamente”, falou a coordenadora do Castelinho, Terezinha Wolf.
Para o expositor, a ideia de trazer os objetos para uma exposição foi mostrar um pouco da história de cada objeto e de seus antigos proprietários. “Eu queria não só mostrar a história de minha família, mas a história de muitas pessoas que eu não tive a oportunidade de conhecer, mas estão aqui presentes e vivos nas memórias desses itens. Cada peça que está aqui tem uma história. Não existe futuro sem passado”, explicou Seu Zito.
Quem é Seu Zito:
Nasceu no dia 7 de junho de 1967, em Rio dos Pardos – Porto União.
Terceiro dos quatro filhos do casal Pedro e Isabel Alves.
Estudou na Escola Municipal Lajeado das Antas. Até os 11 anos trabalhou na roça. Em 1978 veio com a família para o bairro São Pedro em Porto União, onde reside até hoje. Casado com Maria De Lourdes Furquim dos Santos, professora pedagógica do Município de Porto União.
“Zito”, como é chamado, trabalha atualmente na Secretaria Municipal Educação deste município.
Faz questão de dizer que segue os caminhos traçados por seu pai quanto a valores morais, cívicos e religiosos, que todo o cidadão tem obrigação de vivenciar na vida de uma comunidade.
Autodidata, toca violão, viola, acordeon e canta. É um preservador da memória, pois seu hobby é restaurar e colecionar peças antigas. Tem um acervo eclético, produto de presentes, coisas encontradas até mesmo no lixo e que ele com todo o carinho recolhe e preserva.
No Castelinho, “Seu Zito”, restaurou o violão que pertenceu ao professor Orlando Milis, músico por muitos anos lecionando com esse mesmo instrumento, inclusive criando um solo cifrado, até hoje utilizado por seus ex-alunos para lecionar.