Holandês pode ser pai de 550 filhos após doar sêmen excessivamente » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Holandês pode ser pai de 550 filhos após doar sêmen excessivamente


31 de março de 2023

Foto: Reprodução/Youtube

O holandês Jonathan Jacob Meijer pode ser pai de cerca de 550 crianças após exceder o limite de doações de sêmen, de acordo com a organização Donor Child Foundation. O homem, de 41 anos e natural de Haia, na Holanda, está sendo processado pela entidade e por uma das mães dos filhos.

As duas partes que entraram com um processo contra Meijer querem que ele seja proibido de doar sêmen por um período de tempo e também pedem que os estoques já doados e que não estejam reservados sejam destruídos. As informações são do portal UOL.

O processo que indiciou Meijer o acusa de ter feito “doações de esperma obsessivas”, além de ter ultrapassado o limite permitido por lei, resultando assim em mais de 500 paternidades possíveis decorrentes do uso de seu sêmen doado.

O homem também é acusado de ter enganado mulheres pelo mundo ao esconder o fato de que já era pai de outras crianças.

A primeira vez em que o caso de Meijer veio à tona foi em 2017 após uma notificação da Sociedade Holandesa de Obstetrícia e Ginecologia alertar que ele já era pai de mais de 100 crianças, a partir de fertilizações realizadam em dez clínicas pela Holanda.

O aviso fez com que Meijer, que é músico, começasse a doar sêmen fora de seu país natal. Países como a Dinamarca e a Ucrânia foram os procurados pelo doador, que encontrava destinos para o esperma por meio da internet. 

Várias mulheres já deram declarações sobre as ações de Meijer e seus desejos de que ele parasse de fornecer sêmen pelo mundo. A representante da Donor Child Foundation, Ties van der Meer, disse a um jornal holandês que algumas mães pediram que ele não vendesse mais o esperma, mas não obtiveram resposta.

Na Holanda, as regras das clínicas de fertilização e de doação de esperma estabelecem que o número máximo de crianças por doador é de 25. Além dos efeitos psicológicos nas crianças que venham a nascer, ainda existe o perigo biológico de relacionamentos entre pessoas que não saibam que são parentes, alertou Van der Meer.

Há dois anos, em 2021, o “megadoador” se pronunciou sobre o caso em declaração para o jornal The New York Times. “As pessoas são rápidas em me julgar ou pensam que doo por motivos narcisistas. O que me motiva como doador é apenas fazer algo realmente grande com apenas uma pequena ajuda, (…) os sentimentos e lembranças calorosas que compartilho com as crianças e os destinatários”, afirmou.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]