Rádio Colmeia Hospital Santa Terezinha em Cruz Machado está atendendo apenas urgências e emergências » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Hospital Santa Terezinha em Cruz Machado está atendendo apenas urgências e emergências


22 de fevereiro de 2021

Foto: Divulgação

O Hospital Municipal Santa Terezinha do município de Cruz Machado, está atendendo somente urgências e emergências. A decisão faz parte das medidas tomadas pelo prefeito Antonio Szaykowski e as equipes de saúde devido ao aumento no número de casos de Covid-19. Nesse domingo foram registrados oito novos casos e o município chegou a 22 casos ativos.

Divulgação

Os leitos disponíveis no hospital estão praticamente todos ocupados de acordo com o Diretor Clínico, Dr. Vitor Krieger. Nem todos os positivados precisam de atendimento no hospital, mas os pacientes que necessitam de transferência, “a gente está tendo um pouco mais de dificuldade de tratar”, coloca o diretor.

Para evitar uma situação de colapso do sistema de saúde, é pedido a população que voltem a ter a atenção básica em relação aos cuidados de prevenção ao vírus como, uso correto das máscaras, higiene correta das mãos, uso de álcool em gel, evitar aglomerações e manter o distanciamento físico.

As urgências e emergências atendidas no hospital serão de casos como acidente, infartos, AVC e situações de média e alta complexidade, fazendo o uso das ambulâncias do SAMU ou das ambulâncias normais. Atualmente há dois médicos no plantão de 24 horas sendo um para atendimento de urgências e o outro dando assistência aos pacientes internados. “Não temos como dar atendimento para as pessoas que procuram o hospital com consulta simples”, diz a secretária de Saúde, Irmã Halina.  

Consultas simples são indicadas a serem realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município que se encontram no Distrito de Santana, na Linha Vitória e na área central. As consultas de rotina podem ser agendadas. De acordo com Irmã Halina, há dias em que sobram consultas nas UBS’s e a partir das 17h formam filas no hospital para atendimento.

Szaykowski pontua que as vacinas chegaram, mas ainda não chegaram para toda a população. “Nós continuamos acreditando no SUS e acreditando na Ciência”, afirma. Os decretos já baixados continuarão em vigor. Não haverá transporte da rede municipal de ensino, nem da rede estadual e nem aos universitários.  

Para o prefeito as equipes de saúde estão preparadas mas o que preocupa é a quantidade de pessoas infectadas. “Nossa grande preocupação é salvar vidas”, complementou. Não está descartado o lockdown a nível de Estado, principalmente pelo alto número de ocupação das UTI’s. “Nós precisamos fazer a nossa parte”, fala. As equipes da prefeitura estarão visitando os comércios e empresas para realizar orientações.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Vacinação contra Covid-19 em idosos de 85 a 89 anos inicia hoje em Porto União

Em continuação ao cronograma de vacinação contra a Covid-19, na tarde dessa sexta-feira, 26, mais 740 doses de vacinas chegaram a Porto União. As doses são destinadas a imunização de 100% dos idosos de 85 a 89 anos. Para o grupo de idosos de 80 a 84 anos foram enviadas apenas 30% das doses suficientes. […]

Polícia Militar de Matos Costa apreende arma de fogo

A Polícia Militar de Matos Costa foi acionada para atendimento de uma ocorrência de vias de fato entre familiares no interior do município. Chegando ao local a guarnição localizou somente uma das partes envolvidas, pois a outra parte já havia se evadido. Questionado sobre a posse de arma de fogo o masculino confessou ter uma […]

Terceira sessão da Câmara de Vereadores de UVA debate sobre britador adquirido na gestão anterior

Na segunda-feira, 22 de fevereiro foi realizada a terceira Sessão na Câmara de Vereadores de União da Vitória. O presidente Cordovan de Melo Neto, convidou a população para a Audiência Pública de revisão do plano diretor que foi realizada nessa sexta-feira, 26. Fazendo uso da palavra livre o vereador Waldir Luiz Cortellini (PSB) e Emerson […]