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Hussein Bakri apresenta proposta oficial do Paraná de assumir e revitalizar a BR-476 entre União da Vitória e São Mateus do Sul


23 de maio de 2024

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri participou, nesta quarta-feira (22), de uma reunião virtual com o Ministério dos Transportes para tratar da recuperação da BR-476 entre União da Vitória e São Mateus do Sul. Em nome do governador Ratinho Junior, ele apresentou oficialmente à União a disposição do Paraná em assumir esse trecho federal e recuperá-lo em concreto, garantindo economia na manutenção e maior vida útil do pavimento.

“Essa rodovia está em condições extremamente precárias, com a sua infraestrutura toda comprometida. É preciso uma reconstrução completa da via, por onde passam milhares de veículos todos os dias, principalmente caminhões. Por isso, faço um apelo ao Governo Federal para que o Paraná possa assumir o trecho e revitalizá-lo em concreto, a exemplo do que foi feito na PRC-280 entre Palmas e General Carneiro. Já temos os recursos em caixa e, havendo um sinal positivo pela delegação ao Estado, o governador apresentará esse pedido formalmente ao Ministério”, afirmou Bakri.

A posição do Líder do Governo foi defendida pelos demais representares do Estado na reunião, entre eles os deputados federais Tadeu Veneri e Toninho Wandscheer (Líder da Bancada do Paraná em Brasília); o diretor-geral do DER, Fernando Furiatti; a coordenadora da Casa Civil na região Sul, Gabi Bakri; além de prefeitos e lideranças políticas e empresariais locais.

Já o Ministério dos Transportes e o DNIT manifestaram preferência em revitalizar a via no modelo de asfalto tradicional, sob a alegação de que o projeto da obra está pronto e já pode ser licitado no mês que vem. Também afirmaram que processos de delegação de rodovias levam, em média, um ano.

“Reforço o apelo de todo o Sul do Paraná e confio na sensibilidade do Governo Federal para termos uma rodovia moderna e segura pelas próximas décadas. O modelo em concreto é muito mais barato e duradouro no médio e longo prazo em relação ao asfalto tradicional, considerando sobretudo o alto índice de chuvas na região e o grande volume de tráfego de caminhões pesados. Além disso, levando em conta a maior velocidade do DER na obra da PRC-280 em comparação ao tempo estimado pelo DNIT para a BR-476, na pior das hipóteses o prazo para termos a rodovia revitalizada seria o mesmo nos dois cenários”, defendeu Hussein Bakri.

Ao final da reunião, o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, disse que levará ao ministro Renan Filho a posição unânime do Paraná pela delegação da rodovia ao Estado. A expectativa é que haja uma definição na próxima semana.

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