IDHM de Porto União é o mais alto do Planalto Norte » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

IDHM de Porto União é o mais alto do Planalto Norte


31 de julho de 2013

 

Foto: Marciel Borges

Foto: Divulgação

Porto União comemora o resultado divulgado nesta semana pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), alcançando índice 0,786.  Dos municípios que compõem a região do Planalto Norte, Porto União está em primeiro lugar, o que indica uma melhoria nos quesitos levados em consideração pelo estudo, saúde, educação e renda.

Em comparação com as 5.565 cidades brasileiras, Porto União alcançou a posição 87ª. Em relação aos 293 outros municípios de Santa Catarina (hoje são 295 cidades no estado), Porto União ocupa a 21ª posição.

Com um comparativo nos dois últimos dados, Porto União manteve um crescimento médio. Em 1991 o número chegou a 0,536; em 2000 obteve 0,666; atingindo agora em 2012 (último resultado) a 0,786, sendo esse considerado IDHM de desenvolvimento alto.

Segundo análise do Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil, de 1991 até agora, Porto União teve um incremento no seu IDHM de 46,64% nas últimas duas décadas, abaixo da média de crescimento nacional (47,46%) e acima da média de crescimento estadual (42,54%).

No quesito longevidade o número alcançado foi de 0,891; na questão de renda Porto União alcançou 0,752 e na questão educação os dados apontaram um crescimento grande, comparado a 1991 (0,331), chegando agora a 0,724.

 

O que é IDHM?

 

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

Publicado pela primeira vez em 1990, o índice é calculado anualmente. Desde 2010, sua série histórica é recalculada devido ao movimento de entrada e saída de países e às adaptações metodológicas, o que possibilita uma análise de tendências. Aos poucos, o IDH tornou-se referência mundial. É um índice-chave dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e, no Brasil, tem sido utilizado pelo governo federal e por administrações regionais através do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).

 

Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

 

Para consultar o índice basta acessar:

http://www.atlasbrasil.org.br/2013/perfil/porto-uniao_sc

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Em um mês, casos de coqueluche aumentaram 86% no Paraná e chegam a mil confirmações

O número de casos confirmados de coqueluche subiu 86% nos últimos trinta dias no Paraná, passando de 537 para 1.000. Crianças e adolescentes são os grupos mais afetados pela doença. Se comparado a julho, o aumento foi de 880%, quando o Estado contabilizava 102 casos. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) […]

Vaca dá à luz a quatro bezerros de uma só vez em Papanduva

Uma vaca deu à luz quadrigêmeos: duas novilhas e dois bezerros, na semana passada em uma propriedade rural do município de Papanduva, evento altamente incomum em bovinos, devido às características biológicas da espécie. O normal é que após um período gestacional de 280 a 290 dias, a vaca crie somente um bezerro ou no máximo […]

Operação da Receita Estadual apreende R$ 2,2 milhões em mercadorias com fraudes fiscais

A 5º Delegacia Regional da Receita Estadual de Guarapuava promoveu nesta semana uma operação externa de fiscalização para verificar a existência de notas fiscais irregulares em cargas transportadas e combater ações de sonegação fiscal que prejudiquem a concorrência leal e resultem na evasão de ICMS. De acordo com balanço parcial, a equipe de fiscalização verificou […]