Idosa viaja 70 quilômetros para estudar e realiza sonho aos 77 anos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Idosa viaja 70 quilômetros para estudar e realiza sonho aos 77 anos


2 de junho de 2023

Foto: Divulgação

E essa idosa que viaja 70 quilômetros para ir à escola e realizar o sonho de estudar? A distância é grande, mas a força de vontade e a determinação maiores ainda! Nada desanima esta senhorinha de 77 anos.

Dona Francisca da Silva é de Mosqueiro, interior de Belém, e todas as terças, quartas e quintas ela pega um ônibus até a Paróquia dos Capuchinhos, região central de Belém, onde fica a escola.

“Já estou há muito tempo aqui, parei meu estudo na 8ªsérie. Ia fazer o segundo grau, mas adoeci e não continuei estudando. Já aprendi muita coisa aqui, sempre peço saúde para a professora continuar nos ajudando”, disse a estudante veterana.

Trajeto

De Mosqueiro, cidade onde Dona Francisca mora, até Belém, a viagem dura próximo de 1h30, mas ela mesmo assim participa toda semana!

No local, funciona o projeto social Casa do Pão que associa aulas de alfabetização, artesanato, alimentação e atendimentos médicos. Os serviços são gratuitos, e a ação sobrevive com a ajuda de voluntários e doações.

O trajeto preocupa a família, mas a idosa não se deixa vencer pela pressão dos parentes.

Progredindo

Dona Francisca está super feliz com o progresso que vem apresentando. Ela já tem conseguido fazer algumas contas de matemática, algo que tinha muita dificuldade.

“Para mim, isso é muito importante. Quando eu chego aqui parece que eu estou em casa, somos uma família, todo mundo é unido”, disse a vovó.

A senhorinha participa do projeto social A Casa do Pão, na Igreja dos Capuchinhos. E ela adora estudar.

“No dia que eu não venho para cá, fico doidinha em casa. Se eu paro, eu adoeço. Quando vou para casa, a minha filha diz que se preocupa de eu andar sozinha, mas nunca aconteceu nada, chego bem”, afirmou a vovó.

Casa do Pão

A Paróquia dos Capuchinhos atende aproximadamente 250 idosos.

O projeto social não tem apoio do governo e sobrevive com dificuldades.

As atividades que os voluntários realizam com os idosos envolvem compras de diversos materiais, o que acaba gerando custos altos para a casa.

Todas as ações no projeto servem para ajudar os idosos a estimular a memória e o corpo para evitar doenças, como o Alzheimer.

O projeto fica localizado na avenida Conselheiro Furtado, n° 3320, entre José Bonifácio e Castelo, no Pará.

**Via Só Notícia Boa

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Justiça manda retirar tornozeleiras eletrônicas de Beto Passos e Pike

Usando tornozeleira eletrônica desde que foram soltos da prisão, o ex-prefeito e o ex-vice-prefeito de Canoinhas, Beto Passos e Renato Pike, respectivamente, se livraram do objeto na sexta-feira, 20. Atendendo a pedido das defesas, o juiz criminal Eduardo Veiga Vidal, concedeu o direito ao benefício, o que não afeta em nada os processos em trâmite, […]

Confira os horários dos bancos nas datas festivas de final do ano

A Federação Brasileira de Bancos divulgou os horários dos bancos neste final de ano. No dia 25 de dezembro e 01 de janeiro, não haverá expediente bancário e as instituições financeiras não abrem para atendimento presencial ao público. As compensações bancárias não serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED. Somente o PIX, que funciona 24 […]

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no litoral paranaense

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para a população em grandes painéis digitais instalados em pontos centrais do Litoral paranaense, em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. A iniciativa é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável […]