Idosa viaja 70 quilômetros para estudar e realiza sonho aos 77 anos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Idosa viaja 70 quilômetros para estudar e realiza sonho aos 77 anos


2 de junho de 2023

Foto: Divulgação

E essa idosa que viaja 70 quilômetros para ir à escola e realizar o sonho de estudar? A distância é grande, mas a força de vontade e a determinação maiores ainda! Nada desanima esta senhorinha de 77 anos.

Dona Francisca da Silva é de Mosqueiro, interior de Belém, e todas as terças, quartas e quintas ela pega um ônibus até a Paróquia dos Capuchinhos, região central de Belém, onde fica a escola.

“Já estou há muito tempo aqui, parei meu estudo na 8ªsérie. Ia fazer o segundo grau, mas adoeci e não continuei estudando. Já aprendi muita coisa aqui, sempre peço saúde para a professora continuar nos ajudando”, disse a estudante veterana.

Trajeto

De Mosqueiro, cidade onde Dona Francisca mora, até Belém, a viagem dura próximo de 1h30, mas ela mesmo assim participa toda semana!

No local, funciona o projeto social Casa do Pão que associa aulas de alfabetização, artesanato, alimentação e atendimentos médicos. Os serviços são gratuitos, e a ação sobrevive com a ajuda de voluntários e doações.

O trajeto preocupa a família, mas a idosa não se deixa vencer pela pressão dos parentes.

Progredindo

Dona Francisca está super feliz com o progresso que vem apresentando. Ela já tem conseguido fazer algumas contas de matemática, algo que tinha muita dificuldade.

“Para mim, isso é muito importante. Quando eu chego aqui parece que eu estou em casa, somos uma família, todo mundo é unido”, disse a vovó.

A senhorinha participa do projeto social A Casa do Pão, na Igreja dos Capuchinhos. E ela adora estudar.

“No dia que eu não venho para cá, fico doidinha em casa. Se eu paro, eu adoeço. Quando vou para casa, a minha filha diz que se preocupa de eu andar sozinha, mas nunca aconteceu nada, chego bem”, afirmou a vovó.

Casa do Pão

A Paróquia dos Capuchinhos atende aproximadamente 250 idosos.

O projeto social não tem apoio do governo e sobrevive com dificuldades.

As atividades que os voluntários realizam com os idosos envolvem compras de diversos materiais, o que acaba gerando custos altos para a casa.

Todas as ações no projeto servem para ajudar os idosos a estimular a memória e o corpo para evitar doenças, como o Alzheimer.

O projeto fica localizado na avenida Conselheiro Furtado, n° 3320, entre José Bonifácio e Castelo, no Pará.

**Via Só Notícia Boa

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Câmara aprova imposto para compras internacionais de até US$ 50

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 28, a cobrança de taxa para produtos que custam até US$ 50 comprados em sites internacionais. Esses produtos são bastante comuns em sites como Shein e Aliexpress. A medida foi incluída dentro do Projeto de Lei 914/24, que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), destinado ao desenvolvimento […]

Concessionária anuncia aumento no preço do pedágio entre PR e SC; veja valores

As cinco praças de pedágio das rodovias BR-116/PR (Contorno Leste), BR-376/PR e BR-101/SC, no trecho entre Curitiba/PR e Palhoça/SC e que estão sob concessão da concessionária Arteris Litoral Sul, terão suas tarifas reajustadas a partir da zero hora desta quarta-feira, 29, conforme Deliberação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nº 133/2024 publicada no Diário […]

Porto União realizou 6ª Conferência Municipal das Cidades

O evento teve como objetivo promover a interlocução entre os órgãos e a população, integrar e alinhar as ideias Na tarde desta terça-feira, 28, aconteceu a 6ª Conferência Nacional das Cidades, no auditório do SENAC de Porto União, na Avenida Getúlio Vargas. A conferência teve como tema “Constituir a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, Caminhos […]