Idoso se forma aos 79 após prometer: ‘Não vou morrer analfabeto’ » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Idoso se forma aos 79 após prometer: ‘Não vou morrer analfabeto’


14 de agosto de 2023

O idoso não desiste e se forma no Ensino Médio após fazer promessa aos filhos. – Foto: arquivo pessoal

Após prometer aos filhos, um idoso aos 79 anos se forma através do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) e mantém firme na determinação:  “Não vou morrer analfabeto”. Assim, Cláudio Jacir dos Reis concluiu os estudos numa escola pública de Vila Branca, região de Gravataí (RS) a 30 quilômetros de Porto Alegre (RS).

A cerimônia de formatura foi marcada pela emoção dos 156 alunos adultos e das famílias. O EJA foi oferecido em sete colégios públicos da região de Gravataí incluindo a de Vila Branca onde Seu Cláudio estudou, a Escola Municipal Vânia Abilio dos Santos.

“É uma oportunidade que muitos jovens não aproveitam, mas deveriam”, ensinou o idoso, que já se matriculou no EJA do Ensino Médio. “Não vou parar de estudar”, afirmou.

Determinação e garra

Determinação e garra marcaram o início dos estudos do EJA de Seu Cláudio que foi categórico com os filhos: “Eu não vou morrer analfabeto”.

Promessa feita e cumprida. Na formatura, muita emoção e mais determinação do idoso de 79 anos.

A garra de Seu Cláudio ganhou ainda mais força com a fala da secretária de Educação do município de Gravataí durante a formatura dos alunos do EJA.

A secretária da Educação de Gravataí, Aurelise Braun, destacou a conquista individual de cada formando.

“Este momento de celebração é muito importante pois simboliza o fim de um ciclo e motiva os estudantes a continuarem seus estudos”, incentivou ela.

Segundo a secretária, o momento é de orgulho e comemoração. “É necessário valorizar o esforço desses alunos, que por algum motivo não conseguiram concluir seus estudos no modelo regular, e que agora têm essa importante conquista para se orgulhar e celebrar”, afirmou.

11 milhões na condição de analfabetos 

Há pelo menos 11 milhões de jovens e adultos acima dos 15 anos que são apontados como pessoas que não têm pleno conhecimento da leitura e da escrita no país, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A condição de analfabeto incomoda os adultos. Muitos tentam disfarçar, fingindo que sabem ler e escrever, outros conseguem apenas escrever o próprio nome e alguns conseguem fazer contas.

Com a EJA, o objetivo é dar plenas condições para esses jovens e adultos.

Como funciona o EJA 

O EJA também é conhecido como supletivo e tem em duas modalidades: presencial e EAD (ensino a distância). O programa se divide em Ensino Fundamental e Ensino Médico.

No Fundamental, o aluno faz do 1.º ao 9.º ano em cerca de 2 anos. No Médio, apenas estudantes acima dos 18 anos devem se matricular. O período também é de aproximadamente 2 anos. Ambos têm aulas à noite.

As matérias que fazem parte da EJA estão de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que define os conteúdos necessários para que os alunos possam se desenvolver na educação básica, são:

Ensino Fundamental — Geografia, História, Educação Física, Artes, Inglês, Matemática, Ciências e Língua Portuguesa.

Ensino Médio — Física, Química, Matemática, Biologia, Educação Física, Artes, Inglês, Língua Portuguesa, Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

**Via Só Notícia Boa

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Londrina e Athletico empatam no primeiro jogo da semifinal do Paranaense

Foto:Rafael Martins/RVAC Em jogo movimentado, Londrina e Athletico empataram por 2 a 2, na noite deste domingo (15), no Estádio do Café, no primeiro jogo da semifinal do Paranaense 2026. Diante de 11.322 torcedores, o Londrina abriu o placar com André Luiz, no primeiro tempo. O Furacão, que jogou com o time aspirante, virou ainda […]

Casos de chikungunya crescem em Santa Catarina

Santa Catarina registra um avanço preocupante nos casos de chikungunya neste início de 2026. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que, entre janeiro e fevereiro, foram contabilizados 43 casos prováveis da doença em meio a 78 notificações — número mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando houve 20 […]

Brasil conquista a primeira medalha nas Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história é o  primeiro esquiador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. E foi de ouro! A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E logo a dourada. O […]