IMA e Defesa Civil traçam ações de logística reversa para o próximo trimestre na região » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

IMA e Defesa Civil traçam ações de logística reversa para o próximo trimestre na região


3 de julho de 2024

Divulgação

A equipe do Programa Penso, Logo Destino (PLD) do Planalto Norte realizou reunião em parceria com a equipe da Defesa Civil, com o objetivo de programar as ações para o próximo trimestre com base nas experiências de sucesso no âmbito da região.

Participaram desta interação os municípios de Canoinhas, Três Barras, Irineópolis e Monte Castelo. Os coordenadores de Monte Castelo apresentaram as experiências e ações em destaque realizadas em parceria no município e que foram premiadas em 2023 e 2024.

Cada município apresentou suas experiências e estratégias de organização das ações intersetoriais para a sensibilização e conscientização das pessoas para a mudança de comportamento e garantia do recolhimento e destinação adequada dos itens da Logística Reversa.

Os municípios que aderiram ao Programa Penso, Logo Destino, idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), têm autonomia através de seus coordenadores municipais e o apoio dos coordenadores regionais do IMA para realização de ações de forma criativa e efetiva. A programação para os próximos meses já está sendo formatada e a busca de parcerias é fundamental para que a comunidade faça parte destas iniciativas.

Ainda neste mês de julho será realizada a formação de professores em parceria entre o município de Canoinhas e cidades vizinhas, contando com a presença do Coordenador Estadual do Programa Penso, Logo Destino, engenheiro-agrônomo Cícero Brasil e o professor Samuel Cunha pela Reciclus Educa.

Também está prevista uma capacitação para os agentes comunitários de Saúde e agentes de Combate às Endemias da região com o apoio da Gerência Regional de Saúde da Região Norte do Estado de Santa Catarina.

Dentre as ações, destaca-se o próximo carregamento itinerante de eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias para a região da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental do IMA (Codam) de Canoinhas está previsto para o dia 20 de agosto. “Todas as pessoas já podem separar itens da logística reversa, como pilhas, baterias, eletrodomésticos e lâmpadas em suas residências e levar nos pontos de entrega voluntária dos municípios de Canoinhas, Três Barras, Major Vieira, Irineópolis e Bela Vista do Toldo. Toda a sociedade pode contribuir e é necessário, além de uma reflexão sobre as ações locais, a participação efetiva de cada cidadão neste processo de proteção ao meio ambiente e transformação da sociedade”, destaca a equipe do Codam.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Dengue em SC: informe epidemiológico revela mais de 350 mil casos prováveis da doença no estado

O informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), revela que até a última segunda-feira, 1º de julho, foram registrados 354.089 casos prováveis em 285 municípios do estado, representando um aumento de 161,78% comparando com o mesmo período do ano passado. Em […]

Lottopar é 1ª loteria da América Latina com ferramenta para apostador fazer autoexclusão

A partir desta quinta-feira (4), os apostadores que sentirem a necessidade de efetuar sua autoexclusão nos sites de apostas podem fazer diretamente no site da Lottopar por este link, sem a necessidade de entrar em cada um dos operadores autorizados no Paraná. A efetivação da exclusão em todos os sites dos operadores autorizados pela Lottopar ocorrerá […]

Polícias Militares do Paraná e Santa Catarina fazem operação conjunta contra tráfico

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), em conjunto com o Ministério Público e o Poder Judiciário de São José dos Pinhais, deflagrou na manhã desta sexta-feira (5) a segunda fase da Operação Mutley, visando combater o tráfico de drogas na região. A ação é uma continuação da primeira fase da operação, em novembro do ano […]