Indústria de Santa Catarina cresce 11% em julho » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Indústria de Santa Catarina cresce 11% em julho


17 de setembro de 2024

Foto: Marco Favero/Arquivo/Secom

A produção industrial de Santa Catarina cresceu 11,8% em julho na comparação com o mesmo período do ano passado. O percentual é resultado do bom desempenho, por exemplo, da fabricação de máquinas e equipamentos (+26,6%), produção de materiais plásticos (+17,3%) e indústria têxtil (+12,4%), entre outros subsetores que cresceram acima da média. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, conforme divulgação do IBGE nesta sexta-feira, 13.

O crescimento de 11,8% na indústria catarinense em julho colocou o Estado entre os melhores desempenhos do país. Assim, Santa Catarina ficou em terceiro no ranking nacional, atrás apenas de Paraná (+14,1%) e Amazonas (+12%). A média brasileira, no entanto, ficou em +6,1%.

“Nossa indústria está acompanhando o bom momento da economia catarinense e produzindo mais. O setor industrial é um dos motores de Santa Catarina e seu bom desempenho influencia em outras áreas. Portanto, a tendência é de crescimento também nos demais setores”, avalia o secretário de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck.

Indústria de Santa Catarina cresce o dobro da média nacional em 2024

No acumulado de 2024, o setor industrial catarinense cresceu o dobro da média nacional. Enquanto a indústria brasileira soma alta de 3,2% entre janeiro e julho, a indústria de Santa Catarina teve alta de 6,5%. O percentual é um comparativo com o mesmo período do ano anterior.

O ranking nacional é liderado pelo Rio Grande do Norte, que registrou +19,7%, seguido do Ceará, com +7,6%. Santa Catarina (+6,5%) aparece em terceiro, portanto à frente de estados como Rio de Janeiro (+4,9%), São Paulo (+4,7%) e Paraná (+3,2%).

Ranking nacional da indústria (acumulado de 2024):

1º – Rio Grande do Norte: +19,7%

2º – Ceará: +7,6%

3º – Santa Catarina +6,5%

4º – Goiás: 6,1%

5º – Rio de Janeiro +4,9%

6º – São Paulo +4,7%

7º – Maranhão: +3,9%

Média brasileira: +3,2%

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Criciúma oficializa contratação da lateral-direita Miriam Werle natural de Porto União

A atleta natural de Porto União, Miriam Thais Werle oficializou sua contratação como lateral-direita no Criciúma. A jogadora de 28 anos chega ao Tigre após passagem pelo Avaí Kindermann e acumula experiência em clubes como Leoas da Serra, Napoli-SC, Bahia e Botafogo. Segundo ela, o convite surgiu pela treinadora das Meninas Carvoerias, Bina Cassol, com […]

Prefeita de São Mateus do Sul inaugura Centro Municipal de Educação Infantil

O Centro Municipal de Educação Infantil Pedacinho do Céu foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, em uma cerimônia marcada pela emoção e pela presença maciça de pais, alunos e autoridades locais. O evento celebrou a entrega das novas instalações da unidade, fruto de um investimento de R$ 2.517.344,11, proporcionando mais conforto e segurança […]

Ciclista é atropelado na Avenida dos Ferroviários, em Porto União

Na manhã deste sábado, um ciclista foi atingido por um Ford Ka vermelho com placas padrão Mercosul na Avenida dos Ferroviários, em frente às quadras poliesportivas. De acordo com testemunhas, a vítima estava consciente e orientada, queixando-se apenas de dores nas costas.