Informações sobre a coleta seletiva chegam ao bairro Lagoa Dourada » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Informações sobre a coleta seletiva chegam ao bairro Lagoa Dourada


21 de janeiro de 2014

Informações sobre a coleta seletiva chegam ao bairro Lagoa Dourada 21.01.2014

Foto: Divulgação

De forma dinâmica, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, e o diretor de Assistência Social e coordenador do projeto EcoCidade, Preservar é bom, reciclar é preciso, Sidnei Cieslak,  repassaram à comunidade do bairro Lagoa Dourada, informações sobre a importância da reciclagem.  A reunião foi realizada no Pavilhão da Igreja, e contou também com participação dos vereadores, Altair Lourenço de Souza (Altair Iguaçuano), Valdecir José Ratko e Ziliotto Daldin.

Durante o encontro, o coordenador do EcoCidade explicou como a população deve proceder para que o projeto tenha êxito. O primeiro passo é separar o lixo entre úmido (orgânico) e seco (reciclável). “Lixo úmido é resto de comida, casca de frutas, papel molhado, papel higiênico, fraldas. Ou seja, isso é lixo orgânico e vai para o aterro sanitário”, exemplifica. “Lixo reciclável é embalagem de tetra pak, plástico, papel seco, metal, vidro, lata”, acrescenta.

O segundo passo é lavar o lixo reciclável.  Em seguida, esse material deve ser colocado em saco de cor laranja, que será disponibilizado pela prefeitura durante seis meses. O lixo reciclável deve ser colocado em frente às residências somente nos dias da coleta, terças e sábados, a partir das 8 horas, ou levado até os contêineres disponíveis em cada bairro.

A coleta seletiva tem início no dia 1° de fevereiro, no distrito de São Cristóvão.

Pedro Ivo lembrou que, o projeto engloba a criação da cooperativa de trabalho, a coleta seletiva e a educação ambiental.  Em relação a Coopertrage, ele observa que, traz inúmeros benefícios aos associados, e a expectativa é que sejam gerados até 100 empregos.

Além da geração de emprego e renda, o prefeito ressalta que, a preservação ambiental é outra diretriz fundamental do projeto. “Vai gerar emprego, ajudar o meio ambiente e vamos ficar com a consciência tranquila”, concluiu.

Após serem repassadas as informações sobre o projeto, a comunidade teve a oportunidade de tirar dúvidas sobre a separação dos materiais, e ainda conversar com o prefeito e fazer reivindicações para melhorias no bairro.

 

Cooperativa:

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Coopertrage está situada no antigo terminal de Calcário, no bairro São Sebastião, e conta com 25 associados. Estas pessoas que fazem parte da Cooperativa participaram do curso de reciclador, oferecido por meio do Pronatec, do Governo Federal. O local para a instalação da Coopertrage foi cedido pelo governo do estado, reformado pela Prefeitura.

 

Serviço:

 

Mais informações sobre o projeto EcoCidade podem ser obtidas pelo telefone 3522 – 4748.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 […]

União da Vitória se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

A Prefeitura de União da Vitória, em colaboração com a Cáritas de União da Vitória, está lançando uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar o Estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta momentos de tensão e desafios devido às inundações e chuvas torrenciais. Assim como em 2023, quando União da Vitória recebeu assistência […]