Inscrições para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética terminam nesta sexta, 28 » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Inscrições para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética terminam nesta sexta, 28


19 de outubro de 2022

Foto: Ilustrativa

As inscrições para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022) acontecem até esta sexta-feira, dia 28, através do site oficial do evento. Professores e estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o país podem se inscrever, por meio de suas instituições de ensino. Através de desafios e provas, a Olimpíada pretende levar informações sobre o uso correto da energia elétrica e contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes.

O evento é organizado através do Programa de Eficiência Energética (PEE) da ANEEL, em parceria com as principais concessionárias de energia elétrica do país, entre elas a Copel. Tanto o cadastro quanto a participação são gratuitas, e a expectativa da organização é reunir mais de 180 mil inscritos de 500 municípios. 

O período de formação dos professores através da plataforma digital será realizado até o dia 23 de outubro e inclui a multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização de provas que permitirão a aferição do aprendizado. Todas as etapas acontecerão de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdo online e off-line, incluindo a realização de provas em braile.

O curso direcionado aos estudantes será composto por três módulos, que contemplarão assuntos como: Introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício. 

Os participantes com melhor desempenho receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da Aneel, em Brasília.

GAMES E CONHECIMENTO – Os materiais dirigidos aos estudantes são baseados no conceito de “gamificação”, através de desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Durante a olimpíada, serão utilizadas técnicas de simulações e ludicidade.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


STF aprova a “revisão da vida toda” pelo INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou na tarde desta quinta-feira (1º) a análise da “revisão da vida toda” do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Onze ministros apresentaram seus votos, com placar de 6 a favor e 5 contra. Votaram a favor os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber e Marco […]

“Canoinhas não é terra de ladrão”, diz Juliana Maciel ao tomar posse como 1ª prefeita

Pela primeira vez na história, Canoinhas será comandada por uma mulher. Juliana Maciel Hoppe (PSDB) tomou posse na manhã desta quinta-feira, dia 1º, em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores. “A minha postura enquanto política sempre foi de levar ao povo o melhor que tem dentro de mim, guiada sempre pelos passos de Deus, […]

Confira as vagas de emprego da Agência do Trabalhador de União da Vitória

Vagas de emprego estão disponíveis na Agência do Trabalhador de União da Vitória nesta sexta-feira, 02. Interessados em mais informações, podem procurar a agência com carteira de trabalho e número do Programa de Integração Social (PIS), das 8h às 14 horas. O atendimento aos trabalhadores, em relação a vagas e ao seguro desemprego, só serão […]