INSS convoca 4,3 milhões de pessoas para fazer prova de vida » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

INSS convoca 4,3 milhões de pessoas para fazer prova de vida


2 de fevereiro de 2024

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocará 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para fazer a prova de vida anual. Desde o início de 2023 que cabe ao instituto comprovar que o beneficiário está vivo, a partir de cruzamento de dados. No entanto, para os casos em que o rastreamento não é efetivo, o titular precisa fazer ele mesmo a prova de vida.

“Elas se enquadram nos casos em que o INSS não consegue fazer a comprovação de vida por não encontrar o beneficiário em nenhuma base de dados. Por conta disso, é enviada uma notificação via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetivada”, afirmou o INSS. As 4.351.557 de pessoas convocadas são nascidas nos meses de janeiro a março.

Já foram notificadas 3.089.043 pessoas nascidas em janeiro e fevereiro. Nesta quinta-feira foi a vez de 1.262.514 que fazem aniversário em março que estão há mais de 12 meses sem realizar a prova de vida.

Os segurados que receberem a notificação devem procurar o Meu INSS ou o banco onde recebem o benefício para realizar a prova de vida.

Passados 60 dias após as notificações via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária, não havendo a comprovação de vida, o pagamento poderá ser bloqueado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Epagri disponibiliza livro de receitas preparadas por extensionistas sociais

Está disponível para livre download no site da Epagri o livro “Alimentação, afetividades e aprendizados no cotidiano extensionista”. É só clicar aqui para baixar a obra, que reúne receitas coletadas pelas extensionistas sociais da Epagri em suas experiências profissionais ou pessoais.  A Epagri realiza um trabalho histórico com alimentação, promovido pela extensão social, com início que remonta […]

Perto da volta às aulas, Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação

A menos de 15 dias do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda aos pais e responsáveis a colocarem em dia a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes como forma de garantir proteção. A volta às aulas é caracterizada pelo aumento da circulação de viroses entre as crianças e […]

Cidades da Região Sul contam com o método Wolbachia no controle do Aedes aegypti

A nova tecnologia é comprovadamente eficaz e, quando aliada à atuação contínua da população na prevenção, apresenta resultados significativos na redução das arboviroses Na região Sul do Brasil, as cidades de Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, estão entre as pioneiras na adoção do método Wolbachia para combater a proliferação do Aedes aegypti, […]