INSS cria serviço para demandas não resolvidas remotamente » Rádio Colmeia

Escute a rádio

INSS cria serviço para demandas não resolvidas remotamente


12 de julho de 2021

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou um novo serviço de atendimento especializado que possibilita agendamentos para atendimento presencial em casos de “demandas que não podem ser resolvidas pelos canais remotos”. A portaria nº 908, que prevê o serviço, foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (12).

De acordo com o instituto, o agendamento será liberado a partir da próxima quinta-feira (15), de forma a permitir que “muitas pessoas, que não estavam conseguindo atendimento presencial por conta da pandemia, sejam atendidas numa agência do INSS, com horário marcado e toda a segurança”.

O agendamento do serviço deve ser feito via telefone 135. Por meio da ligação, o atendente analisará a solicitação e fará o andamento caso a situação se enquadre nos casos listados na portaria. O agendamento poder ser feito também nas agências.

Serviços

O agendamento para os atendimentos abrange serviços como os de contestação de Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) – metodologia pela qual se identifica quais doenças e acidentes estão relacionados com a prática de uma determinada atividade profissional. 

Também se enquadram nos casos previstos pela portaria os atendimentos solicitados por portadores de necessidades especiais (maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual); de órgãos mantenedores inválidos que, por isso, impossibilitam a solicitação de serviços; consultas à consignação administrativa; pensão especial vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida; pensão mensal vitalícia do seringueiro e de seus dependentes; e pensão especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru (PE).

A lista contempla beneficiários cujos requerimentos foram concluídos “sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito”; casos de solicitação de retificação da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT); em casos de parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa do monitoramento operacional de benefícios presencial (MOB Presencial); nos casos em que seja necessária a ciência do cidadão sobre a necessidade de inscrição no CadÚnico (registro do governo federal sobre as famílias de baixa renda, por meio do qual o cidadão pode participar de programas sociais); e demais casos em que haja “impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos”.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Censo para implantação de ciclorrotas no Paraná fica disponível até amanhã

A Superintendência Geral do Esporte/SEED disponibiliza até essa sexta-feira, 30, o censo do Pedala Paraná, para que ciclistas possam preencher o formulário e os municípios possam aderir as ciclosrrotas. O Pedala Paraná é um programa da Superintendência Geral do Esporte/SEED que tem como finalidade a instalação de equipamentos ciclorrotas em parceria com os municípios, oferecendo […]

Simulado de acidente de trânsito será realizado neste sábado em frente à praça do Contestado

No dia 1º de outubro, será realizado um exercício simulado de Acidente de Trânsito, que vai acontecer na Rua Prudente de Morais próximo ao cruzamento da linha férrea divisa do município de Porto União com União da Vitória, em frente à praça do Contestado. Foi realizada uma reunião no dia 21 de setembro, com a […]

Carteira de Habilitação de Amador passa a ser em formato digital

A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) apresenta um novo formato para a Carteira de Habilitação de Amador (CHA): a digital! A Diretoria de Portos e Costas (DPC), em parceria com o SERPRO, a Secretaria de Governo Digital e o Ministério da Economia, disponibilizou para todos os cidadãos desde o dia 26 de setembro a […]