No início desta semana, em Curitiba, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, esteve reunido com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), José La Pastina Filho, para debater projetos do município vinculados ao órgão. O encontro, acompanhado pelo deputado Federal, Ângelo Vanhoni, e pelo vereador, Altair Lourenço de Souza (Altair Iguaçuano), serviu também para a apresentação do patrimônio histórico, turístico e cultural de União da Vitória.
Entre os assuntos em discussão, a pintura e conservação da Ponte Férrea; concessão de áreas da antiga rede, localizadas no distrito São Cristóvão, para construção de escolas e postos de saúde; e investimentos em turismo ferroviário, consistindo-se na restauração da Maria Fumaça e recuperação de estações até o KM 13, local até onde os passeios com a Locomotiva devem ser realizados.
Pedro Ivo destaca a produtividade da reunião e o empenho de Vanhoni na viabilização dos projetos. “Fomos muito bem recebidos pelo superintendente do Iphan e estamos otimistas. Temos também o apoio do Vanhoni, que se comprometeu em nos ajudar”, comemorou.
Iphan:
O Iphan é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar a diversidade das contribuições dos diferentes elementos que compõem a sociedade brasileira e seus ecossistemas. Esta responsabilidade implica em preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros, bem como assegurar a permanência e usufruto desses bens para a atual e as futuras gerações