Irati inicia preparativos para receber o Rodeio Nacional 2023 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Irati inicia preparativos para receber o Rodeio Nacional 2023


27 de fevereiro de 2023

O Rodeio Nacional 2023, evento aguardado por tradicionalistas de vários estados brasileiros, principalmente os da região Sul, já tem data definida e local para acontecer. Está agendado para os dias 20, 21, 22 e 23 de julho, no CT Willy Laars, em Irati. São esperados participantes para provas artísticas, campeiras e esportivas, o que deve movimentar o município e sua economia.

O Rodeio Nacional é formado por três eventos: o 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART); o 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e o 10º Jogos Tradicionalistas. A promoção é da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), com organização da 6ª Região Tradicionalista e Prefeitura Municipal de Irati.

Nesta sexta-feira (24), o prefeito Jorge Derbli reuniu sua equipe de trabalho, formada por todos os secretários, além de representantes dos 10 CTG’s de Irati, do presidente do MTG do Paraná, José Haroldo Alves da Silva e a imprensa local. Durante a reunião, foram estabelecidas as funções na organização do grande evento, que somente em provas artísticas vai contar com aproximadamente 4.500 inscritos.

“O Rodeio Nacional vai trazer pessoas de vários estados, que estarão hospedados na nossa cidade, comprando em nossas lojas, em nossos mercados, restaurantes. Nossa economia vai movimentar nesse período”, explica Derbli. De acordo com levantamentos realizados pela Prefeitura, já há dificuldades, por exemplo, em encontrar vagas em hotéis/pousadas de Irati e na região devido ao Rodeio Nacional, que acontecerá em somente julho.

Junto com os promotores do Rodeio, a equipe da Prefeitura de Irati irá trabalhar para conseguir captar recursos, uma vez que o evento tem cunho cultural e esportivo. “Não será um evento iratiense e sim paranaense. Nossa cidade e o Estado foram os escolhidos para sediar”, comenta o prefeito.

O presidente do MTG-PR, José Haroldo, fala que o Rodeio Nacional é o grande encontro dos tradicionalistas. “São reunidas todas as seleções, os melhores grupos de danças, de música, da parte artística. Também os melhores competidores da parte esportiva, além de atrações culturais, com exposições de fotos, palestras, entre outros”.

Para comportar todos os visitantes, principalmente da parte artística, vindos de estados como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília e, também, os tradicionalistas paranaenses, estão sendo organizados alojamentos em prédios públicos.

O Rodeio Nacional 2023 acontece na semana seguinte do Rodeio Crioulo de Irati, considerado o maior do Paraná, e que também recebe um grande público vindo de outras cidades.

**Portal RDX

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBF anuncia que jogos do Brasileiro retornam no dia 1º de junho

A Confederação Brasileira de Futebol anunciou na noite desta terça-feira (21) a data de retomada das partidas da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol masculino, que foi interrompido por causa das consequências das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o dia 26 de abril. A competição será reiniciada no dia […]

Viatura blindada do Batalhão de Porto União abre caminhos no RS

A viatura blindada especial de engenharia do 5° Batalhão de Engenharia e Combate Blindado está sendo uma grande ajuda para as famílias do Rio Grande do Sul. A viatura está realizando a desobstrução de muitas vias no Vale do Taquari e ampliando as possibilidades de locomoção da população afetada pela catástrofe no estado gaúcho. O […]

Pavimentação em Matos Costa

Na tarde de terça-feira, 21, foi assinada e entregue a ordem de serviço para a empresa ENGEMASS ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA, tendo como objeto a execução de terraplenagem, drenagem pluvial e pavimentação asfáltica, meio fio e sinalização, na Rua Tereza Cristina, trecho1 e 2, uma área de 1.770 metros quadrados, entre a Rodoviária de Matos […]