Rádio Colmeia Irineópolis: famílias recebem apoio da prefeitura por meio de programa para ampliação de moradia » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Irineópolis: famílias recebem apoio da prefeitura por meio de programa para ampliação de moradia


22 de abril de 2021

Imagem: Prefeitura de Irineópolis

Em um ano, 69 famílias receberam apoio da prefeitura de Irineópolis para a realização de obras de reforma e ampliação de suas moradias. O subsídio no valor de R$5 mil é concedido a pessoas em situação de vulnerabilidade que atendem às condicionalidades do programa, que viabiliza a realização de obras como reforma, ampliação e construção de unidades habitacionais.

A diarista Jucélia Pinto Camargo de Andrade foi uma das beneficiadas e que em cerca de um mês acompanhou a transformação da residência de sua família. “Era uma casa bem pequena para nossa família, que é de cinco pessoas. Foi bem complicado no começo, mas quando a gente teve o cadastro aprovado no programa eu vi um alívio, porque a casa aumentaria e já daria para se mexer um pouco mais”, lembra a moradora do bairro São Francisco.

Com o subsídio de R$5 mil, Jucélia e o marido Matheus decidiram construir um quarto para os filhos Kaio e Gabriyel, uma cozinha, despensa e ainda puderam melhorar o espaço do banheiro. “Na reforma eu pensei no quarto dos meninos, mas como a gente ia aumentar para os fundos do terreno eu disse para aumentar a cozinha também e aí a gente já foi encaixando outras coisas, o banheiro que a gente aumentou meio metro, a despensa a gente fez um cantinho”, conta Jucélia.

Além do apoio do poder público, a dedicação de toda a família durante a realização da obra e a ajuda de amigos também foram fundamentais para que a casa fosse transformada. “A parte do bruto da obra os pedreiros fizeram, mas o acabamento foi meu marido e meus filhos. Nós fizemos render bastante, todo mundo trabalhou, fizemos um mutirão. A gente só tem que agradecer a Deus, a esse projeto e as pessoas que nos ajudaram, e que não foram poucas. Desde meio metro de cano que precisava, uma lâmpada, teve pessoa ajudando. Foi benção de Deus na hora certa”, comenta.

A assistente social Valéria Opautchak explica que o programa foi criado em 2017 e desde então tem atendido a muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Entre 2020 e 2021 foram 48 reformas concluídas e agora outras 21 seguem em andamento. A reforma ou ampliação de uma residência interfere diretamente na qualidade de vida e bem estar da família. A casa é o local onde a família deve se sentir acolhida e segura, e por meio do Programa isso pode ser possível”, destaca a assistente social.

As famílias interessadas em receber o auxílio preenchem inscrição na Secretaria de Assistência Social e aguardam na fila de espera. “Os critérios estão previstos na lei, e dentre eles está a renda per capita não superior a meio salário mínimo, não possuir mais de um imóvel e não possuir dívida ativa na prefeitura”, explica Valéria. A assistente social explica que também são realizadas visitas domiciliares e analisados documentos para verificar se a família atende aos critérios da lei.

Com a casa ampliada e reformada, Jucélia não tem dúvidas de que a iniciativa do poder público contribuiu com a melhoria da qualidade de vida de sua família. “O programa é muito bom, é maravilhoso, tem ajudado muitas famílias e ajudou muito a gente também. É uma benção, foi criado para ajudar e está ajudando, a gente está vendo resultado”, finaliza.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Polícia Militar encontra mulher machucada no interior de Porto Vitória

Na manhã desta terça-feira, 18, a Polícia Militar de Porto Vitória recebeu uma ligação vinda da Colônia Anta Gorda via 190. Era um pedido de socorro vindo de uma mulher. No local a equipe verificou que a mulher estava muito machucada, pois segundo ela, foi agredida até desmaiar. Segundo informações da PM, a vítima disse […]

União da Vitória confirma 67 novos casos e 43 pacientes recuperados da Covid-19

União da Vitória obteve 67 novos casos positivos de Covid-19 nesta terça-feira, 18. Também foram registrados mais 43 pacientes recuperados que receberam alta e podem voltar ao convívio social seguro. O boletim epidemiológico sofreu algumas alterações e agora recebe os números de coletas e resultados realizados por laboratórios particulares. O município tem 432 casos ativos […]

Prefeitura de Bituruna realiza leilão de veículos, máquinas e sucatas

A Prefeitura de Bituruna está realizando um leilão de veículos, máquinas e sucatas considerados inservíveis ao município, ao todos são 46 lotes. O leilão acontecerá no dia 27 de maio a partir das 10h, devido ao COVID-19, o leilão será realizado exclusivamente on-line através do site www.superbid.net, os lances mínimos já podem ser propostos diretamente […]