Considerando a história e a personalidade do general Ítalo Conti, o município de União da Vitória e a região sul prestam uma homenagem a esse cidadão expedicionário e homem público.
O general é homenageado com uma placa de bronze, fixada na praça Expedicionários, em União da Vitória, que será descerrada no próximo dia 27 de março, às 10h30.
O cerimonial de descerramento da placa faz parte da programação de aniversário do município que no dia 27, comemora 123 anos emancipação político/administrativa. O evento deve contar com a presença de familiares do homenageado, autoridades e munícipes.
Que é Ítalo Conti e sua trajetória
Paranaense, natural de União da Vitória, nasceu no dia 29 de setembro de 1915.
Formou-se Oficial de Artilharia na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro.
Participou como capitão da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Campanha da Itália, durante a II Grande Guerra Mundial (1945).
Em 1960, com eleição de Ney Braga para o Governo do Estado, foi nomeado secretário da segurança, na recém criada Secretaria de Segurança, tornando-se seu primeiro secretário.
Chefiou mais duas secretarias durante a gestão de Paulo Pimentel (1966 a março de 1971), Secretaria do Trabalho e Ação Social e depois, novamente de Segurança.
De 1970 a 1986 foi deputado federal pelo PDS e neste período foi o 3º secretário da Mesa da Câmara Federal.
Encerrou sua vida pública aos 80 anos de idade, como Administrador Regional em Curitiba, na gestão do prefeito Cássio Taniguchi. Era o último fundador vivo do Circulo Militar do Paraná.
Prestou inúmeros serviços à sociedade paranaense. Sempre dedicou-se com sua experiência e conhecimento às ações em prol dos menos favorecidos.
Morreu aos 97 anos de idade, lúcido e trabalhando.