
FOTO: SECOMSC
Apesar da recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) para que o Brasil descontinue o modelo de escolas cívico-militares, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou que o Estado irá ampliar o número de unidades desse formato até 2026. A intenção é passar das atuais 15 escolas para 21, atendendo, segundo o governo, a uma demanda expressa pela comunidade escolar.
Em Porto União o Núcleo Educacional Escola Cívico Militar João Fernando Sobral segue o padrão das escolas cívico militares com a participação de militares da reserva do exército brasileiro. Entretanto, o modelo escolar aqui é mantido pelo município de Porto União.

FOTO: FORMATURA ESCOLA JOÃO FERNANDO SOBRAL
Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador Jorginho Mello foi enfático ao afirmar que Santa Catarina seguirá com a expansão do modelo. Mello retornou ao Brasil nesta sexta-feira (27), após viagem ao Japão, onde elogiou práticas educacionais adotadas no país asiático, como a participação ativa dos alunos na manutenção do ambiente escolar — incluindo atividades como lavar a louça — e afirmou que essas experiências devem servir de inspiração para o sistema educacional catarinense.
Atualmente, mais de 10 mil estudantes estão matriculados em instituições cívico-militares em Santa Catarina. A recomendação da ONU, feita no início de junho pelo Comitê de Direitos da Criança, pede que o Brasil suspenda a militarização de escolas públicas estaduais e municipais. O posicionamento do órgão internacional foi motivado por um documento apresentado por parlamentares do PSOL, que questionam o modelo adotado em diversos estados, especialmente em São Paulo, sob a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Mesmo assim pais, professores e diretores reconhecem as diferenças positivas observadas nos modelos após sua implantação, é o que explica a diretora da escola Valmor Ribeiro, do municipio de Ibirama, Tamires Sense
É o mesmo relato do Oficial de Gestão escolar Coronel Renato Abreu. Segundo ele, a evolução no aprendizado dos alunos é visível desde que a rotina e a disciplina foram aplicadas no colégio.



