Jorginho Mello contraria recomendação da ONU sobre Escolas Cívico-Militares, e diz que irá ampliar o número de unidades desse formato até 2026 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Jorginho Mello contraria recomendação da ONU sobre Escolas Cívico-Militares, e diz que irá ampliar o número de unidades desse formato até 2026


FOTO: SECOMSC

Apesar da recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) para que o Brasil descontinue o modelo de escolas cívico-militares, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou que o Estado irá ampliar o número de unidades desse formato até 2026. A intenção é passar das atuais 15 escolas para 21, atendendo, segundo o governo, a uma demanda expressa pela comunidade escolar.

Em Porto União o Núcleo Educacional Escola Cívico Militar João Fernando Sobral segue o padrão das escolas cívico militares com a participação de militares da reserva do exército brasileiro. Entretanto, o modelo escolar aqui é mantido pelo município de Porto União. 

FOTO: FORMATURA ESCOLA JOÃO FERNANDO SOBRAL

Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador Jorginho Mello foi enfático ao afirmar que Santa Catarina seguirá com a expansão do modelo. Mello retornou ao Brasil nesta sexta-feira (27), após viagem ao Japão, onde elogiou práticas educacionais adotadas no país asiático, como a participação ativa dos alunos na manutenção do ambiente escolar — incluindo atividades como lavar a louça — e afirmou que essas experiências devem servir de inspiração para o sistema educacional catarinense.

 

Atualmente, mais de 10 mil estudantes estão matriculados em instituições cívico-militares em Santa Catarina. A recomendação da ONU, feita no início de junho pelo Comitê de Direitos da Criança, pede que o Brasil suspenda a militarização de escolas públicas estaduais e municipais. O posicionamento do órgão internacional foi motivado por um documento apresentado por parlamentares do PSOL, que questionam o modelo adotado em diversos estados, especialmente em São Paulo, sob a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos). 

Mesmo assim pais, professores e diretores reconhecem as diferenças positivas observadas nos modelos após sua implantação, é o que explica a diretora da escola Valmor Ribeiro, do municipio de Ibirama, Tamires Sense

É o mesmo relato do Oficial de Gestão escolar Coronel Renato Abreu. Segundo ele, a evolução no aprendizado dos alunos é visível desde que a rotina e a disciplina foram aplicadas no colégio.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória amplia vacinação contra a gripe para toda a população a partir de segunda-feira

Imagem assessoria A Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória ampliará, a partir da próxima segunda-feira (29), a campanha de vacinação contra a Influenza para toda a população com idade a partir de seis meses. A medida segue orientação da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e tem como objetivo aumentar a […]

PROERD forma 380 alunos e fortalece prevenção às drogas em União da Vitória 

Imagem assessoria Aconteceu nesta quinta-feira (25) a formatura de 380 alunos do 5º ano participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o 27º Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória. A cerimônia foi realizada no Wooden […]

Proerd forma estudantes e fortalece prevenção às drogas em Porto União 

Imagem assessoria Na noite desta quinta-feira (25), o Cine Teatro Ópera, em Porto União, recebeu a cerimônia de formatura dos alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina. O evento reuniu estudantes, familiares e membros da comunidade […]